Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Mudanças no Paço, esforço concentrado e outras da coluna

Prefeito Salvaro dá posse a Nícola pensando em 2020. Sandro sai como “campeão”
Por Adelor Lessa 10/12/2018 - 06:55

O jornalista Nícola Martins, PR, será empossado hoje pelo prefeito Clesio Salvaro, PSDB, na presidência da Fundação Municipal de Esportes. É a primeira operação política no Paço, com foco na eleição de 2020, quando o prefeito vai tentar novo mandato. Com a posse de Nícola, o PR passa a integrar o governo de Salvaro e o seu projeto de reeleição.
O PR cresceu na eleição de 2018 e passará a ter um senador a partir de 2019 (o atual deputado Jorginho Mello, presidente estadual do PR).
Além disso, Nícola tem uma atuação forte na juventude e em determinados segmentos da sociedade que são identificados como formadores de opinião.
Ele era forte candidato a vereador em 2016, quando estava no PP, mas foi “rifado" pela cúpula do partido. Na reta final da definição de candidatura, ele foi retirado da lista. Foi o primeiro dos muitos equívocos do PP naquela eleição.
Depois disso, Nícola saiu do PP e foi levado por Jorginho Mello para organizar o PR na região. Missão que cumpriu bem.
Agora, vai para o comando da Fundação, na sua primeira oportunidade no executivo, onde poderá pavimentar uma candidatura em chapa majoritária, ou pelo menos a vereador.
Ele vai substituir Sandro Araújo, um ex-atleta multicampeão, professor, e um craque na gestão da Fundação. Tecnicamente, fez um grande trabalho.
Como presidente, Sandro administrou a Fundação no pior momento desde a sua criação, pelo corte radical de recursos determinado pelo prefeito Salvaro em função da situação de crise financeira em que recebeu o governo.
Teve que enxugar gelo, e assimilar as criticas e movimentos de pressão no ambiente do esporte.
Com o tempo (e muito trabalho), conseguiu tirar leite de pedra, trazendo medalhas e representando bem a cidade em competições estaduais e nacionais.
Na gestão de Nícola, Sandro deve voltar à condição de diretor técnico da fundação. Para ele, não vai fazer muita diferença, porque o seu negocio não é política. É o esporte.

Sem Jorginho

O senador eleito Jorginho Mello, presidente estadual do PR, amigo pessoal de Nícola, não estará na posse, hoje, 11h, porque passou por uma cirurgia recentemente. Mas, fez questão de gravar um video que será apresentado na cerimônia.

O horário

A posse seria à tarde, mas antecipada para 11h porque o prefeito Clesio Salvaro fazia questão de acompanhar a votação das contas do seu governo, período de 2017, pelo Tribunal de Contas do Estado.
No final, a votação das contas acabou adiada para quarta-feira.

Tem mais

Na virada do ano, o prefeito Salvaro deve fazer mais algumas alterações na sua equipe de governo, principalmente para adequações políticas, sinalizando para a eleição de 2020.

Voz e violão

Governador eleito Comandante Moisés não anunciou nenhum secretario no fim de semana.
Mas, foi ao Facebook para mostrar os seus dotes de cantor.
Postou gravação com ele tocando violão e cantando Samurai, de Djavan.
E recebeu elogios pelo desempenho.

Esforço concentrado

Todo o alto coando do Paço estará envolvido hoje para garantir aprovacão do projeto de parcelamento da divida do governo com o Criciumaprev.
Prefeito, vice e todos os secretários estão em "campo" desde sexta-feira, quando o projeto foi protocolado na câmara.
Prefeito Salvaro considera imprescindível a aprovação do projeto.

Esforço concentrado 2

Na real, o parcelamento é um dos problemas envolvendo o Criciumaprev. Mas, nem é o maior. O modelo do fundo é que precisa ser repensado. Sob pena de ficar deficitário em menos de 10 anos, e a conta terá que passar a ser paga pela prefeitura (entenda-se, dinheiro do contribuinte).
Uma comissão com representantes de várias entidades está formada e uma empresa especializada está contratada para definir a melhor saída.

Mais um

Há duas expectativas para hoje em relação ao futuro governo do Comandante Moisés.
A primeira, é que ele anuncie quem vai ficar responsável pela articulação política do governo. Douglas Borba, futuro chefe da Casa Civil, disse que Moisés faria isso hoje. 
A segunda, é que confirme mais uma manutenção. O atual secretário de agricultura, Artur Spies, técnico de carreira da área.

Eleição na Câmara

Termina hoje, fim de tarde, o prazo para inscrição de chapas para eleição da nova mesa diretora da câmara de Criciuma. Mas, não deve ter mais nenhuma chapa.
A chapa liderada pelo vereador Miri Dagostim (PP), eleita na sexta-feira, deve ser a única.
Miri será eleito amanha por aclamação.
Ele não é oficialmente da base de apoio do Paço na câmara, mas é da simpatia do comando do Paço.

Na ciclovia

O deputado estadual reeleito Rodrigo Minotto (PDT) esteve no sábado em Turvo, na inauguração de uma ciclovia de 1,6 quilômetro, viabilizada com recursos que ele intermediou junto ao Governo do Estado. 
Minotto pedalou na ciclovia junto com o prefeito Tiago Zilli (MDB).

Políticos no futebol

O futuro secretário do desenvolvimento sustentável do estado, Lucas Esmeraldino (na foto, ao centro), participou no sábado do “futebol solidário”, uma ação beneficente que arrecadou dezenas de cestas básicas e centenas de litros de leite.
Com ele, estava o deputado estadual eleito Felipe Estevão (a direita, na foto) e o consultor politico Laércio Menegaz (a esquerda), que trabalhou na coordenação da campanha do PSL em Santa Catarina.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito