A reunião em Criciúma mostrou que o Fórum Parlamentar está efetivamente trabalhando pela solução para a passagem da Br 101 pelo Morro dos Cavalos.
O deputado Pedro Uczai, coordenador do Fórum, faz um trabalho importante, atuando junto ao Governo como representante do estado, com uma postura acima da sua vinculação partidária.
A reunião foi prestigiada, com bom público, incluindo vários prefeitos, vereadores, deputados estaduais, empresários e dirigentes de entidades.
Dos cinco deputados federais da região, três participaram - Vampiro, Ricardo Guidi e Daniel Freitas.
As deputadas Julia Zanatta e Geovânia de Sá não participaram.
A principal informação da reunião do Fórum foi do senador Amin.
Ele disse ter ouvido do Superintendente do DNIT, engenheiro Alysson, em reunião na Fiesc, que o Governo Federal, pelo Ministéro dos Transportes, não acatou o projeto do contorno ao Morro dos Cavalos.
Não se trata de uma informação tirada de conversa de corredor, ou de especulação de bastidores. Foi declaração feita por autoridade do Governo, representante oficial do Ministro no estado, durante reunião oficial das Fiesc.
Governo do estado ainda não foi informado oficialmente. Nem o Fórum parlamentar foi inteirado disso.
Tanto que Pedro Uczai disse que não tem tal informação.
Mas, levando em conta o que informou o Superintendente do Dnit, é preciso saber o que fará o Governador Jorginho Mello.
Vai assimilar a decisão de Brasília e arquivar o projeto do contorno, ou levar adiante e executar a obra com recursos do estado?
De outro lado, é provável que o Governo Federal decida pela construção de dois tuneis, obra feita pela CCR, concessionária do trecho sul.
A reunião do Fórum mostrou que o assunto está andando, que o processo não esta abandonado numa mesa de canto do Ministério.
Outubro deverá ser o mês de decisões a respeito.
Enfim, há luz no fim do túnel!