Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Justiça determina volta ao cargo de vereador "desempossado"

Justiça despachou liminar agora a tarde

Por Adelor Lessa 31/08/2026 - 17:55 Atualizado há meio minuto

O vereador Julio Bittencourt (PT), que foi "desempossado" na sexta-feira, teve liminar despachada pelo juiz Evandro Rizzo e voltará ao cargo imediatamete.

Um mandado de segurança foi protocolado pelo vereador "desempossado", representado pelo advogado Pierri Vanderlinde, nesta segunda-feira.

No fim da tarde, pouco antes das 18h, o juiz decidiu deferir o pedido de tutela antecipada (liminar) para determinar o imediato restabelecimento do exercício temporário do mandato de vereador de Julio Cesar Bittencourt.

Acrescenta o juiz que o exercicio do mandato de vereador deve se dar enquanto perdurar a licença da vereadora titular Giovana Mondardo (PC do B).

A vereadora pediu licença de 120 dias, sem remuneração, para se dedicar à campanha eleitoral, já que é candidata a deputada federal.

Como primeiro suplente, Júlio foi convocado e empossado dias depois.

Um parecer do Tribunal de Contas, no entanto, sustentou que em caso de licença não superior a 120 dias não permite convovação de suplente.

Baseado neste parecer, a mesa diretora da Câmara "desempossou" o vereador Julio.

O juiz Evandro Rizzo determinou que o presidente da Câmara seja comunicado da decisão (e do conteúdo da liminar), e que o suplente seja empossado imediatamente.

O presidente da Câmara, vereador Neto Uggioni (PSDB) já foi notificado da decisão e informou que Julio vai reassumir nesta terça-feira.

Abaixo, a decisão do juiz com a concessão de liminar:

 

  

  

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito