Equipe da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado concluiu o projeto do contorno da BR-101 pelo Morro dos Cavalos.
Orçamento ficou em R$ 291 milhões, que é menos de 1/3 do custo projetado para implantação de um túnel.
O governador Jorginho Mello (PL) pediu ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Pedro Uczai (PT), que marque audiência com o Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para entregar o projeto.
De acordo com o Governador, se o Governo Federal devolver os recursos aportados pelo estado em obras em rodovias federais no mandato passado, o Governo do Estado faz a obra.
Com o projeto do contorno, o Governo Federal passará a ter mais uma alternativa para resolver a passagen da BR-101 pelo Morro dos Cavalos. As outra são dois tuneis ou um tunel.
A previsão é que até o final da semana o Governo Federal decida o que será feito.
Se não aceitar a proprosta do Governador Jorginho, o Govenro Federal vai negociar com uma das concessionárias da BR-101 para fazer a obra, com ampliação do contrato e garantia de retrorno do investimento pelo ajuste nas tarifas de pedágio.
Há negociações em curso com a concessionária do trecho norte, a Arteris, e também com a concessionária do trecho sul, a CCR.
Mas, para a CCR assumir a obra, é preciso aprovar a passagem do Morro dos Cavalos para o trecho sul da BR-101.