Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Exclusivo

Eduardo: "Vampiro candidato natural a prefeito"

Por Adelor Lessa 30/11/2019 - 08:31 Atualizado em 30/11/2019 - 12:38

O ex-governador Eduardo Moreira condenou a vinculação que considera “demasiada" dos deputados estaduais do MDB com o Governo Moisés, PSL.

Ele avalia a postura da bancada, apoiando integralmente, com defesas veementes, é comprometimento desnecessário, e arremata: “o Moisés foi adversário do MDB em 2018 e será adversário em 2022, porque o MDB terá candidato a governador e ele vai disputar a reeleição.

Sobre o governo de Moisés, diz que ele usa bem as redes sociais, mas por enquanto não há realizações.

Nesta sexta-feira, Eduardo se reuniu em Criciúa com o presidente da executiva do MDB, Rodrigo Duzzione, o Ganso, e o ex-vice-prefeito, Gelson Fernandes. Saiu afirmando que o MDB terá candidato a prefeito em Criciúma, e que o deputado Vampiro é o candidato natural.

De outro lado, confirmou que houve um esfriamento, e distanciamento, entre ele e o deputado Vampiro, mas garante que não sabe direito o motivo.

Mas, à noite, durante a filiação da professora Stella Talamini, em Urussanga, ele conversaram normalmente.

O que disse

1- Como é que o MDB projeta eleição de 2020 na região?

Eduardo Moreira - "Há uma tendência de o MDB lançar o maior numero possível de candidatos a prefeito em Santa Catarina. Nós temos 295 municípios no estado e o MDB historicamente lança de 200 candidatos. Hoje temos 102 prefeitos do MDB. De longe, o maior partido de Santa Catarina, e temos a pretensão de continuar sendo. Aqui na região carbonífera teremos candidatos em praticamente todos os municípios. É neste sentido que estou trabalhando".

2- E Criciúma?

Eduardo - “Me reuni com dirigentes do partido aqui em Criciuma e falamos sobre candidato a prefeito. O MDB terá candidato a prefeito em Criciúma”.

3- Quais os nomes possíveis para prefeito?

Eduardo - “Eu tenho dito sempre que o candidato natural seria o deputado Luiz Fernando Vampiro. Está no segundo mandato de deputado estadual, é um homem maduro, advogado bem sucedido, foi secretário de estado, tem todas as condições políticas, pessoais e profissionais de ser um bom prefeito. Mas, na percepção nossa de que ele tem essa pretensão, nós estamos em busca de outras alternativas, e por isso definimos na reunião de hoje que vamos contratar uma pesquisa em Criciúma, para trabalharmos em cima de dados técnicos”.

4- Como está sua relação com o deputado Vampiro? O Sr ficou chateado com elogios feitos por ele ao GovernoMoisés.

Eduardo - “Houve um esfriamento, um distanciamento, isso ficou evidente, e eu até hoje não entendi por que. Mas, converso com ele, semana passada estive na reunião da bancada do partido na Assembleia”.

5- O MDB está governista demais? Está ligado demais ao Governo Moisés?

Eduardo - “Eu acho isso. Mas, foi algo que saiu da bancada na Assembleia, sem discussão com o partido. Eu tenho dito que votar como governo as propostas importantes para o estado, não tem problema, eu apoio isso. Conseguir recursos para os municípios, faz parte do processo.  Agora,  apoiá-lo integralmente, com defesas veementes, acho que é comprometimento desnecessário. Até porque ele foi adversário do MDB na eleição do ano passado”.

6- O MDB pode apoiá-lo para reeleição?

Eduardo - “Com certeza o MDB terá candidato a governador em 2022 e o governador Moisés será nosso adversário, porque deve disputar a reeleição”.

7 - Qual avaliação que faz do Governo Moisés?

Eduardo - “Ele está colhendo muita coisa que nos plantamos, o Raimundo Colombo e eu. Em 2018, nós preparamos o governo para 2019 ser mais fácil. No dia 28 de dezembro, assinei os decretos que permitiram crescimento na receita de quase R$ 3 bilhões em 2019. Vários membros do atual governo eram da minha equipe. O Moisés manteve estas pessoas em pontos chave, estratégicos, e por isso está colhendo bem. Ele usa bem as redes sociais, mas por enquanto não há realização no governo dele. Nada. A rodovia Jorge Lacerda, por exemplo, só existe o compromisso. As inaugurações que ele está fazendo, são obras que nós iniciamos em 2018”.

A filiação de Stela

Durante um evento com clima de campanha eleitoral, a professora Stela Talamini, ex-vereadora, assinou filiação ontem no MDB de Urussanga.

O ex-governador Eduardo Moreira participou, ao lado do ex-prefeito e ex-deputado Vanderlei Rosso e o ex-prefeito Jhonny Felipe.

O deputado Luiz Vampiro, o vice-presidente estadual do MDB, Edinho Bez, e o prefeito Murialdo Gastaldon, de Icara, também participaram.

Para federal

Embora não tenha falado a respeito, a movimetação de Eduardo Moreira deixou evidente sua disposição de disputar eleição para deputado federal em 2022.

Perguntado a respeito, disse apenas que é muito cedo para tratar do assunto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito