Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

É preciso estudar o trânsito

Confira o comentário completo do Ponto Final desta segunda-feira (10)

Por Adelor Lessa 10/10/2022 - 19:05 Atualizado em 11/10/2022 - 09:23

O trânsito está complicado por tudo. No Centro, no prédio dos Balsini até o Angeloninho, perto do Hospital São José. Na Centenário. Vindo da prefeitura, ali no Corpo de Bombeiros. Está trancado por tudo.

Eu não sou engenheiro de trânsito, sou male e male um motorista que ando por aqui, para lá e para cá. Mas, eu vivo aqui desde 1976. A gente vê essa cidade crescendo há 40 anos. 

As ruas são praticamente as mesmas. E o número de veículo que é colocado na rua, todo mês, são centenas. Soma isso por 12 meses e soma isso por todos esses anos.

Então, é evidente que tranca tudo. Quando as pessoas resolvem botar o carro na rua em um dia de chuva, por exemplo, tranca tudo. É necessário que Criciúma, uma cidade que cresce e que vai crescer ainda mais, porque tem que ser assim, não se adequar. 

Tem que criar novos corredores e caminhos para fazer fluir melhor o trânsito. É preciso um estudo de reengenharia de trânsito. Um estudo técnico. 

Tem que criar alternativas novas e soluções para a cidade.

Novos anéis, caminhos, modalidades, consciências, ideias de uso dos veículos. A cidade tem as mesmas ruas, costumes e práticas há décadas. É claro que tranca.

Um dia como hoje, de chuva, imagina uma semana toda de chuva. Como vai ser amanhã? Imagina se nós tivéssemos, para completar tudo isso, ruas alagadas. E aí? E aí ninguém chega em casa.

Isso aqui é Criciúma. Uma cidade de 200 mil habitantes. Não é São Paulo. Não é a beira-mar de Florianópolis. 

Não estou aqui dizendo que Criciúma tem problema de gestão. Criciúma está virado em um canteiro de obras. Não se reclama por falta de obras. Mas, além de tudo que é feito, pode se pensar para amanhã e depois. 

Tem muita obra sendo feita, mas a vida não para, a cidade cresce. É preciso hoje, amanhã ou próximo mandato, o Poder Público encomendar um grupo técnico que faça um estudo de reengenharia de trânsito na cidade para resolver essas questões. 

Porque se hoje está assim, imagina como estará daqui dez anos. E daqui 15. Porque a cidade não vai parar de crescer, de jeito nenhum.

Ouça o comentário completo de Adelor Lessa:

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito