Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Bolsonaro a caminho do segundo turno. No estado continua zero x zero

Por Adelor Lessa 25/08/2018 - 08:24 Atualizado em 25/08/2018 - 08:25

Há sentimentos distintos entre as campanhas para presidente e governador. A de presidente, pegou mais. Tem os defensores ferrenhos de Bolsonaro e de Lula, e também dos outros. Cabos eleitorais assumidos e em campanha.

Pelo quadro de hoje, pouco mais de trinta dias da eleição, falta definir “o outro”. Porque uma vaga no segundo turno parece cada vez mais definida para Jair Bolsonaro.

Podem dizer o que quiserem que nada muda a intenção de voto do seu eleitor.

O adversário pode ser Gerado Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes ou Fernando Haddad. Qualquer um deles pode ser. Os quatro estão no páreo. Inclusive Haddad.

Hoje, Lula está candidato e tem 39% das intenções de voto, disparado na frente. Haddad quando incluindo tem 4% ou 5%. Mas, quando Lula for cassado, Habddad será “o candidato do Lula”. Não será mais apenas o Haddad. E aí, quanto que Lula vai transferir do seu potencial de votos? 

Em Criciúma, em 2013, Clesio Salvaro transferiu tudo para Márcio Búrigo.

Na disputa para governador, não se vê nada disso. O sentimento é outro. Eleitor desligado.

A surpresa é que são três candidatos no páreo, por duas vagas no segundo turno. Decio Lima, Gelson Merisio e Mauro Mariani. A projeção antes das chapas montadas é de polarização desde o inicio entre Merisio e Mariani.

Nesta sexta-feira teve novo debate e nada. Zero a zero, de novo. Ninguém ganhou.

Os “pensadores" das campanhas dizem que os candidatos estão se guardando para a campanha na tv e no rádio (horário eleitoral), que começa na semana que vem. Mas, parece um equivoco. Eleição será em pouco mais de trinta dias e eles ainda não acertaram a sintonia com a voz das ruas.

Os políticos tradicionais apostam que tudo vai ser resolvido com os esquemas de campanha e o envolvimento dos filiados dos partidos. Isso é o “como sempre”. Mas, o eleitor está “como sempre”?

Não vai ser com duas conversas que vão vencer a apatia e o desinteresse que estão aí.

 

Frustrou

Todos esperavam que no debate desta sexta-feira tivesse embates ou questionamentos diretos entre Merisio e Mariani. Até porque, precisam mostra diferences para começar a crescer. Mas, nada disso. Eles se evitaram.

 

Selva e Fernando no comando

Luiz Juventino Selva, PSDB, vai se licenciar do cargo de secretário na prefeitura de Criciúma na segunda-feira.

Fernando de Faveri, PMDB, fará o mesmo. Deixará a gerência regional de saúde.

Os dois vão assumir a coordenação a campanha na região da Amrec de Mauro Mariani, MDB, ao governo do estado.

Decisão tomada em reunião de prefeitos de MDB e SDB, nesta sexta-feira, em Criciúma, com Ari Vechi, MDB, vice-prefeito de Brusque, do núcleo de comando de Mariani.

 

Candidatos na área

Pelo que ficou encaminhado na reunião de Ari Vechi com prefeitos, Mariani deve aterrissar em Criciúma no dia 8 de setembro para campanha de rua. 

Virá com o candidato a vice, Napoleão Bernardes, PSDB, e os candidatos ao senado Paulo Bauer, PSDB, e Jorginho Mello, PR.

 

Clesio na campanha

O prefeito Clesio Salvaro reafirma que vai “mergulhar" na campanha de Mariani, mas não vai “misturar as estações”. Diz não vai misturar o governo com a campanha.

Nesta sexta-feira, ele reuniu todos os cargos comissionados e estabeleceu restrições para a campanha, para evitar configuração de uso da máquina.

Na segunda-feira, vai baixar portaria estabelecendo limites e posturas vedadas.

 

Na pesca

Clesio Salvaro, sobre o clima na campanha:

“Não tem campanha, não existe. Campanha começa com a presença do candidato. Agora é como pescar em aquário”.

 

As pontes

Decio Lima, candidato do PT ao governo, sobre a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, que está interditada e vem sendo reformada faz três décadas:

"O que se gastou até hoje na ponte Hercílio Luz, sem uso, é praticamente o q foi gasto na construção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, na duplicação da br 101”.

 

No sul

O candidato a governador Gelson Merisio, PSD, estará neste sábado no sul. Vai a Sombrio para participar do ato de lançamento da candidatura a reeleição do deputado estadual José Milton Scheffer, PP.

 

Maior autoridade

A partir de janeiro de 2019, Criciúma não terá governador, vice, nem senador.

Sendo assim, a maior autoridade da cidade será o empresário Rubinho Angelotti, reeleito presidente da federação catarinense de futebol.

Na verdade, como está ainda cumprindo mandato tampão, já que assumiu pela morte do presidente Delfin Peixoto, Rubinho foi eleito agora para primeiro mandato e pode ser reeleito uma vez.

Isso porque mudou o estatuto quando assumiu, acabando com as reeleições ilimitadas que mantiveram Delfin no cargo por quase 35 anos.

Rubinho foi reeleito com apoio de 100% de clubes e ligas.

A oposição que se apresentou tentou misturar partido politico no futebol e tentou barganhar cargos na federação. Rubinho resistiu e não fez concessões deste tipo.

 

Já foi citada

A defesa da vereadora Ângela Mello, MDB, sob comando do advogado Alexandre João, apresentará na próxima semana na justiça eleitoral os argumentos contra o processo movido pelo PP que pede a cassação do seu mandato.

Ângela foi citada pelo cartório eleitoral na sexta-feira à noite.

O PP sustenta que a vaga aberta com a renuncia do ex-vereador Daniel Freitas é do PP, como decidiu o TRE, e Ângela morou para o MDB no inicio de 2018.

 

Não reconhece acordo

Está fora de cogitação a possibilidade de o deputado Silvio Dreveck, PP, renunciar a presidência da Assembléia para posse de um deputado do MDB.

O MDB busca acordo firmado em 2016 que estabelecia para 2018 a presidência da Assembleia para o deputado Aldo Schneider, MDB.

O PP sustenta que o acordo foi pessoal, com Aldo, não com o MDB.

Agora, o MDB vai tentar pelo menos eleger o primeiro vice-presidente, cargo que ficou vago com a posse de Dreveck na presidência. Manoel Mota é o nome do MDB para o cargo.

 

Nomes e marcas

A diretora do Bairro da Juventude, Silvia Zanetti, será a entrevista deste sábado no programa Nomes e Marcas, radio Som Maior FM, 9h30.

 

 

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito