Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

As repercussões da pesquisa Ibope de ontem

Análise dos números da pesquisa ao Governo do Estado e Senado e outras da coluna
Por Adelor Lessa 18/08/2018 - 06:50

Enquanto as apostas na maioria das rodas de política era que a liderança da primeira pesquisa Ibope, contratada pela NSC para avaliar a corrida eleitoral ao Governo do Estado, estivesse com Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD) – que construíram as maiores alianças, Décio Lima, do PT, mostrou que tem o nome mais conhecido no momento. Pesquisa é momento, retrata o agora, mas dará uma mexida neste início oficial de campanha eleitoral. Também surpreendeu os 4% do candidato, o desconhecido Ângelo Castro, do PCO.


Décio Lima apareceu com 16% das intenções de voto, seguido de Mariani com 11%. A margem de erro para mais ou para menos coloca os dois em empate técnico. Merisio vem com 6%. Ângelo Castro fez 4%, seguido por Ingrid Assis (PSTU) e Rogério Portanova (Rede), 2%. Comandante Moisés (PSL) e Jessé Pereira (Patriota) com 1%. Leonel Camasão (PSOL) não foi citado.


A pesquisa também atenta para um dado que já vem sendo tratado com certa preocupação dentro dos partidos. Os brancos e nulos somaram 34% e os que não sabem ou não responderam, 23%. Juntos, somam a maioria dos entrevistados. Esses números podem seguir para dois caminhos. Ou teremos a eleição com o maior número de votos brancos e nulos ou o candidato que consegui mostrar uma melhor proposta durante a campanha e reverter esses eleitores para si, sairá vencedor do pleito.


Quando a pergunta foi sobre a rejeição, o mais citado também foi Décio Lima (PT) com 21%. Depois, Mauro Mariani (MDB), 15%; Leonel Camasão (PSOL) e Gelson Merísio (PSD), 12%; Ingrid Assis (PSTU), 11%; Ângelo Castro (PCO) e Rogério Portanova (Rede), 10%; Jesse Pereira (Patriotas), 9%; Comandante Moisés (PSL), 8%, enquanto 6% dos pesquisados responderam que poderiam votar em todos, e 42% não sabem ou não responderam.


Dois ex-governadores na frente


A mesma pesquisa Ibope, contratada pela NSC e divulgada ontem no NSC Notícias, também questionou os eleitores sobre a corrida ao Senado. Os dois ex-governadores, Raimundo Colombo (PSD), com 27%, e Esperidião Amin (PP), com 23%, lideram. Os dois estão na mesma coligação, mas neste ano serão eleitos dois senadores.
Em terceiro aparece Paulo Bauer (PSDB), 19%; seguido de Jorginho Mello (PR), 8%; Ideli Salvatti (PT), 7%; Roberto Salum (PMN), 6%; Professor Antônio (PSOL), 5%; Pedro Cabral (PSOL), 5%; Andréa Carvalho (PCO), 4%; Lucas Esmeraldino (PSL), 3%; Lédio Rosa (PT), 2%; Ricardo Lautert (PSTU), 2%; Diego Mezzogiorno (Rede), 1%; Miriam Prochnow (Rede), 1%. Os brancos e nulos totalizaram 17% na primeira opção e 21% na segunda, enquanto os que não sabem ou estão indecisos alcançaram 49%.


Debate televisivo


Antes da divulgação dos números da pesquisa, os candidatos participaram do debate promovido pelo SBT, no horário do meio-dia. Esse foi o primeiro debate de televisão, depois do encontro promovido pela Som Maior, no sábado passado. Os temas básicos como educação, saúde e infraestrutura apareceram com a frequência já esperada. Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB), por mais que se esforcem, não escaparão tão fácil da ligação com o Governo do Estado nos últimos 16 anos, pelo menos, no que depender dos adversários.


Tempo de TV


Nesta sexta-feira, o TRE divulgou o tempo de TV que cada candidato terá. Mauro Mariani é o que terá maior tempo: 3min34seg. Gelson Merisio terá 3min12seg e Décio Lima 1min21seg. Aos demais concorrentes, sobraram segundos. Alguns, terão apenas o tempo de se apresentarem. A propaganda no rádio e TV inicia em 31 de agosto.


Melhorou


Depois de alarmes em relação à situação financeira do Estado, um alento. A Secretaria da Fazenda divulgou que a arrecadação no mês de julho foi de pouco mais de R$ 2 bilhões. O valor é 12% maior se comparado ao mesmo período do ano passado e 14,2% superior ao mês de junho de 2018.


Reação


Os advogados de defesa do deputado federal João Rodrigues (PSD) reagiram ao pedido da Procuradora da República, Raquel Dodge, que ingressou com reclamação no STF, solicitando o retorno do deputado a prisão. Para eles, o ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça, tem autonomia para tomar a decisão que concedeu a liberdade ao deputado.


Lançamento


O MDB será o primeiro a fazer um grande ato de lançamento da candidatura dentro de período de campanha eleitoral. Será neste, domingo, e Joinville foi a cidade escolhida. Estarão presentes os candidatos ao Governo Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB) e ao Senado Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR).


Mulheres


A Comissão da Mulher Advogada da OAB Criciúma realizou o 1º Simpósio de Mulheres na Política do Sul e reuniu importantes lideranças da região para debater esse importante tema. Entre elas, estava a primeira reitora da Unesc, Luciane Ceretta, na mesa de debate sobre o tema “Nossa trajetória e desafios” ao lado de Neura Maria Corrêa Costa, Lisiane Tuon, Ada De Luca, Angela Melo, Camila Nascimento, Albertina Rosso e Sayonara Araújo Pessoa. Ao fim do debate a reitora recebeu das mãos do presidente da OAB Criciúma, Fabio Jeremias de Souza, uma homenagem pela passagem do aniversário de 50 anos da instituição.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito