Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A segurança do Parque e outras da coluna

Parque dos Imigrantes precisa de atenção na segurança
Por Adelor Lessa 15/01/2019 - 06:54

O Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, recentemente foi entregue à população. É uma estrutura para atividades ao ar livre, prática de esportes. Assim como o Parque das Nações, na região da Próspera, precisa de atenção especial neste início, especialmente, no que diz respeito à segurança. No Parque das Nações, Prefeitura e Polícia Militar trabalharam juntas, a fiscalização se intensificou e foi a população que ocupou o local, não dando mais espaço para quem só tinha intenção de praticar crimes.
A mesma atenção precisa ser dispensada para a estrutura no Rio Maina. É preciso atenção mais intensa neste primeiro momento, levar segurança, para que a população se sinta segura a utilizar o espaço que cada vez mais ocupado menos oportunidades dá para os delitos, que já começam a preocupar.
Ontem, o vereador Julio Colombo (PSB), que representa o Rio Maina, esteve com o prefeito interino Ricardo Fabris (PSD), com o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma major Eduardo Moreno e com Juventino Selva, no Paço Municipal. O objetivo é justamente tomar as medidas necessárias de segurança logo nos primeiros dias de funcionamento do local, inaugurado em 6 de janeiro.

Visita de Julio Garcia

O prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris (PSD), recebeu na tarde de ontem, no Paço Municipal Marcos Rovaris, a visita do deputado estadual eleito Julio Garcia (PSD). Fabris explicou as ações de governo realizadas durante os 10 dias à frente da Prefeitura de Criciúma. O bate-papo contou com a presença dos vereadores de Criciúma Salésio Lima e Camila do Nascimento, os dois do PSD, do vereador de Içara, Alex Michels (PSD), além de secretários do Governo de Criciúma e lideranças políticas do partido. Julio Garcia é o principal líder do PSD e deve ser eleito presidente da Assembleia Legislativa, em 1º de janeiro.

Na Luiz Lazzarin

Ricardo Fabris também visitou as obras de reforma da Escola Luiz Lazzarin, agora municipalizada. Acompanhado das secretárias de Infraestrutura, Kátia Smielevski, e de Educação Roseli De Luca, além dos vereadores Julio Colombo e Camila do Nascimento. A Prefeitura está investido R$ 1,6 milhão na escola que terá capacidade para 700 alunos. A Luiz Lazzarin é um dos espaços que passaram do Estado para o Município no fim do ano passado.

Sem reunião

Os desentendimentos internos seguem no PSL. Ainda é aguardada a vinda de membros da Executiva nacional para tentar amenizar os estragos já provocados no partido que elegeu o governador Carlos Moisés e fez um expressivo número de votos para o presidente Jair Bolsonaro. Uma reunião da executiva estadual, que estava marcada para segunda à noite foi desmarcada depois que começou a circular que seria a posse da executiva constituída pelo presidente Lucas Esmeraldino.
Foi justamente, a renovação dessa comissão provisória, em dezembro, que causou o desentendimento com três dos quatro deputados federais eleitos, entre eles Daniel Freitas, do Sul do estado.

Pediu exoneração

Felipe Barchinski não é mais o gerente regional do Instituo de Meio Ambiente (IMA) desde o dia 2 de janeiro, quando solicitou exoneração do cargo. Já foi nomeado novo gerente, servidor efetivo, técnico da casa, Eduardo Miotello.

Ligação

O atual presidente da Celesc, Cleiton Poleto Martins, é cunhado de Tiago Bolan Frigo, que foi candidato a deputado estadual pelo PSL e fez 19 mil votos. Cleiton é casado com uma sobrinha do ex-deputado Aristides Bolan que dá nome a Via Rápida.

Cultura

Integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma iniciaram encontros com os vereadores. A primeira reunião foi com Marcos Meller (PSDB). Na pauta, o Sistema Municipal de Cultura de Criciúma e Sistema Municipal de Financiamento à Cultura. A intenção é estreitar os laços com o Legislativo na luta pelo fortalecimento do setor cultural.

Piso do Magistério

O Ministério da Educação confirmou o reajuste de 4,17% no piso do magistério em 2019. Nos municípios da região, o assunto entra na pauta na data/base, junto com a discussão de reajuste dos demais funcionários municipais. Em Criciúma é em abril e em Siderópolis, Urussanga, Nova Veneza, Treviso e Cocal do Sul em maio. Na maioria dos anos o pagamento foi retroagido a janeiro.

Reconhecimento

A segunda-feira do governador Carlos Moisés (PSL) e da vice Daniela Reinehr (PSL) foi dedicada ao término das visitas às secretarias de Estado. O roteiro começou pela Assistência Social, Trabalho e Habitação, passou pela secretaria de Justiça e Cidadania e encerrou no Centro Administrativo na Segurança Pública. O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, acompanhou as visitas. Com o contato com os servidores, Moisés quer conhecer mais de perto o mecanismo de gestão e aprimorar o que achar necessário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito