Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Retrospectiva de 2023: relembre os principais fatos mês a mês

Conquistas no esporte, novas representações políticas e despedidas marcaram o ano na região
Por Renan Medeiros Criciúma, SC, 29/12/2023 - 06:39 Atualizado em 29/12/2023 - 18:25

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um ano cheio de notícias na política, na segurança pública e no esporte. Assim foi 2023 e o Portal 4oito acompanhou de perto tudo o que foi importante para o Sul de Santa Catarina.

Veja, abaixo, os principais acontecimentos do ano mês a mês.

Janeiro: Jorginho e Lula substituem Moisés e Bolsonaro

No primeiro dia de 2023, houve a passagem de bastão no Governo do Estado e na Presidência da República. Derrotados na tentativa de reeleição, Carlos Moisés (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL) deram lugar, respectivamente, a Jorginho Mello (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedores do pleito de 2022, um dos mais polarizados da história. Os vices, Marilisa Boehm (PL) e Geraldo Alckmin (PSB), também tomaram posse. Ainda no decorrer de janeiro, foram efetivadas as nomeações da maior parte do secretariado de Jorginho e do primeiro escalão de Lula.

Janeiro também foi marcado pelos ataques aos três Poderes da República, em Brasília. As pessoas envolvidas nos atos continuam sendo processadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que identificou o cometimento de crimes contra o sistema democrático.

No esporte, Eder retornava ao Criciúma para dar início a um ano que o consolidou no rol de maiores ídolos do clube.

Fevereiro: posse dos deputados estaduais e federais

Já no início de fevereiro, os 513 deputados federais (16 catarinenses) e os 40 deputados estaduais de Santa Catarina tomaram posse para o início da Legislatura.

Na Assembleia Legislativa, 24 foram reeleitos e 16 assumiram pela primeira vez. O Sul elegeu Estêner Soratto Júnior (PL), Jessé Lopes (PL), José Milton Scheffer (PP), Julio Garcia (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Sérgio Guimarães (União), Tiago Zilli (MDB) e Volnei Weber (MDB). Soratto se licenciou para assumir a Casa Civil do Governo do Estado ao longo de 2023.

Na Câmara dos Deputados, Daniel Freitas (PL), Júlia Zanatta (PL) e Ricardo Guidi (PSD) se tornaram os representantes de Criciúma e da região. Ao longo do ano, Geovânia de Sá (PSDB) assumiu no lugar de Carmen Zanotto (Cidadania), que se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Saúde. 

O Sul de Santa Catarina não tem representantes no Senado Federal.

Março: morre a ex-vereadora Tati Teixeira

Vereadora de dois mandatos em Criciúma e ex-presidente da Câmara, Tati Teixeira morreu em março de 2023. Thatianne Ferro Teixeira tinha 43 anos e lutava contra um câncer de mama desde o ano passado.

Tati também havia assumido como deputada estadual por 30 dias em 2021, após alcançar a suplência nas eleições de 2018. Quando presidente do Legislativo Municipal, Tati assumiu como prefeita interina. Aqui no 4oito, Adelor Lessa a definiu como "uma criciumense guerreira, uma mulher de lutas".

Também em março, o Portal 4oito contava a história de Diego Mateus, de São Ludgero, que se encontrou como streamer após um acidente que lhe deixou tetraplégico e pôs fim ao sonho de ser jogador de futebol.

No esporte, o Criciúma era eliminado da Copa do Brasil ao perder para o Coritiba nos pênaltis no Couto Pereira. O Hercílio Luz, depois de uma excelente campanha no Campeonato Catarinense, acabou eliminado pelo Criciúma na semifinal, após um jogo cheio de emoções no Aníbal Costa, em Tubarão.

Abril: Criciúma volta ao topo do futebol catarinense

O Criciúma Esporte Clube foi campeão catarinense de futebol. Ao vencer o Brusque duas vezes na final por 1 a 0, o Tigre levantou a taça dez anos após a última conquista. Lohan fez o gol no jogo de ida, no Heriberto Hülse, e Helder sacramentou a vitória na volta, no Augusto Bauer. João Nassif enalteceu a força da torcida, a leitura de jogo do técnico Cláudio Tencati e os méritos do elenco todo.

No decorrer do ano, além de ainda conquistar o acesso à Série A, o Criciúma se sagraria campeão de todas as categorias masculinas do Campeonato Catarinense: Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além da Copa Santa Catarina Sub-21.

Maio: Cooperaliança é alvo de investigações

A Polícia Civil deflagrou a "Operação Iluminado" para apurar crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica. A Cooperaliança, de Içara, foi o foco das investigações. Na ocasião, foram efetuadas quatro prisões, entre elas, do presidente da cooperativa, Reginaldo de Jesus, o Dedê. Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de contas bancárias, bens móveis e imóveis.

No mês seguinte, o presidente da Cooperativa retornou ao cargo. O Judiciário entendeu não haver nos autos a demonstração e quantificação concreta dos atos de desvio de dinheiro, manobras contábeis fraudulentas, nem indicação precisa do montante desviado, embora os elementos colhidos até o momento apontassem essa possibilidade. A Cooperaliança se disse à disposição da Justiça para os esclarecimentos necessários.

Maio também teve o Jogo das Estrelas, que marcou a aposentadoria de Maicon Sisenando. Ronaldinho Gaúcho esteve no evento.

Junho: ciclone causa destruição em Praia Grande; Salvaro se filia ao PSD

A chuva castigou muitas cidades catarinenses em 2023. Em junho, Praia Grande foi o município da região que mais sofreu com a passagem de um ciclone. A cidade do Extremo Sul chegou a registrar mais de 300 milímetros de precipitação em três dias, quando o normal é de 120 a 140 para o mês inteiro. Houve alagamentos, danos à infraestrutura, famílias ficaram isoladas, desalojadas e desabrigadas, o fornecimento de água foi interrompido e aulas foram suspensas.

No campo político, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O ato, que à primeira vista pode parecer uma decisão sem maiores consequências, mostrou-se um dos principais acontecimentos de 2023 na política em Santa Catarina. Ao integrar os quadros do PSD, Salvaro entrou para o time de Julio Garcia e Eron Giordani, ainda que tenha enfrentado resistências internas na casa nova, como a do deputado federal Ricardo Guidi.

A filiação de Salvaro ao PSD deu novos contornos à disputa pela Prefeitura em 2024 ao criar uma disputa entre Arleu da Silveira, ainda no PSDB, e o próprio Guidi, pela candidatura majoritária na cabeça de chapa. A troca do partido do prefeito de Criciúma também deve ter impactos significativos no pleito estadual em 2026. A intensidade desse impacto será mensurada nos próximos anos.

Julho: Assembleia aprova Universidade Gratuita

Principal projeto do governo Jorginho Mello (PL), o Universidade Gratuita foi aprovado, em julho, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A iniciativa, que seria concretizada nos últimos meses de 2023, visa a oferta de vagas no ensino superior por meio de um auxílio financeiro. O estudante beneficiado retribui ao Estado ao fim do curso com a realização de trabalho voluntário ou o pagamento do que foi investido.

O programa foi alvo de intensos debates, polarizados entre as entidades que representam as universidades comunitárias, principais beneficiadas do projeto, e as particulares, que desejavam uma fatia maior de recursos. O destaque ficou por conta da atuação da Assembleia Legislativa, que aparou as arestas que dificultavam a aprovação do programa. Isso não evitou, entretanto, que as particulares tentassem barrar a proposta na Justiça, até o momento sem sucesso. 

Agosto: sequestro de criança mobiliza Criciúma

O sequestro de uma criança de 11 anos mobilizou Criciúma e região na segunda metade de agosto. A menina chegava em casa com o pai após o jogo do Criciúma, na madrugada do dia 23, quando criminosos abordaram, separaram a filha do pai e a levaram. 

A criança foi resgatada na madrugada do dia seguinte, na região de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul, e levada ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Araranguá. A partir dali, os policiais entregaram a vítima à família. Os sequestradores foram presos nos dias seguintes.

Também em agosto, mas no início do mês, o deputado federal criciumense Ricardo Guidi (PSD) passou a integrar o governo de Jorginho Mello (PL) ao tomar posse como secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

Setembro: Bruna Alexandre faz história com convocação para os Jogos Pan-Americanos

A mesatenista criciumense Bruna Alexandre foi convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para os Jogos Pan-Americanos. Ela foi a primeira da modalidade a disputar o Parapan e Pan. A competição foi em outubro e novembro, em Santiago, no Chile. Bruninha, como é conhecida, ganhou o bronze por equipe.

A atleta iniciou a prática do esporte em Criciúma por influência do seu irmão e através de projetos sociais realizados no bairro Ceará.

Ainda em setembro, a Câmara de Criciúma anunciou que concluiu o projeto da nova sede. A edificação será construída próxima ao Ginásio Irmão Walmir Antonio Orsi.

Outubro: Criciúma lança pacote de investimentos de R$ 400 milhões

A Prefeitura de Criciúma lançou um programa de investimentos prevendo R$ 400 milhões em obras e melhorias para a cidade. Nomeado “Acelera Criciúma”, o pacote prevê cerca de 190 obras.

Na lista estão a revitalização da Avenida Luiz Lazzarin e a implantação da Avenida Antônio Scotti, que liga as rodovias Luiz Rosso e Jorge Lacerda. Melhorias em espaços de lazer, investimento em geração de energia limpa e pavimentações também integram o pacote.

Também foi em outubro que Criciúma perdeu o empresário Leandro Vettorazzi, que morreu aos 53 anos após sofrer um mal súbito enquanto dirigia

Novembro: outra vez na primeira o Tigre estará

Carvoeiros loucos em volta do estádio e no gramado do Heriberto Hülse celebraram a volta do Criciúma à Série A. Dentro de campo, Eder protagonizou a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto ao abrir o placar para o Tigre. Fora das quatro linhas, o presidente Vilmar Guedes e Cláudio Tencati colheram os frutos de um bem conduzido processo de recuperação do clube, iniciado ainda em 2021, na gestão de Anselmo Freitas.

Dezembro: adeus a Zefiro Giassi

O empresário Zefiro Giassi morreu na madrugada do dia 15 de dezembro. Fundador e diretor-presidente do Grupo Giassi, ele tinha 90 anos e enfrentava problemas de saúde em decorrência de complicações respiratórias. Ele faleceu em casa, em Içara, ao lado da família.

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito