Mais de 3,2 mil estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental participaram da primeira fase do 2º Prêmio Acic de Língua Portuguesa. A prova foi aplicada em 30 escolas da rede municipal de Criciúma, com questões de múltipla escolha, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco em leitura, interpretação e escrita. O teste aconteceu nesta terça-feira (5).
Segundo a coordenadora do projeto, Marlene Pires, a avaliação ocorreu de forma satisfatória em todas as instituições. "Fizemos o acompanhamento nas escolas, para ouvir as expectativas dos profissionais e alunos sobre a avaliação. A coordenação da Secretaria de Educação nos acompanhou e avaliamos com êxito a aplicação desta etapa, tendo em vista que todas as escolas realizaram as provas com os seus estudantes", afirma.
Aplicação nas escolas
Nas escolas, o clima era de envolvimento coletivo e preparo pedagógico. Na escola Filho do Mineiro, o planejamento para avaliações como essa é feito de forma conjunta, com professores e alunos construindo estratégias para ampliar o aprendizado. "Esses prêmios trazem entusiasmo para os nossos alunos. Eles ficam animados em estar participando e se preparam para que consigam ser destaque", ressalta a coordenadora pedagógica da escola Filho do Mineiro, Tebni Bombazaro Velho de Oliveira.
Já na escola Dionízio Milioli, a participação no prêmio é vista como uma oportunidade de preparar os alunos para os desafios futuros. Segundo a diretora Izabel Cristina Fernandes Cunha, a experiência com esse tipo de avaliação contribui para a formação de estudantes críticos e conscientes, fortalecendo o caminho até etapas como o Enem e o ingresso no Ensino Médio.
Para os próprios estudantes, a prova é uma chance de avaliar o que já aprenderam. "É um desafio no geral, então é bom para testarmos o nosso próprio conhecimento", comentou o aluno do sétimo ano da escola Dionízio Milioli, Diego Sousa Carvalho da Silva.
Compromisso com a educação
A realização do prêmio reafirma o compromisso da Associação Empresarial de Criciúma com a educação como ferramenta de transformação regional. "Nosso intuito é estimular e promover um movimento nas escolas de valorização da leitura, da escrita e da comunicação, aspectos essenciais para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem", destaca o presidente da Acic, Franke Hobold.
A lista dos estudantes classificados para a próxima etapa será divulgada no site da Acic no dia 5 de setembro. A etapa seguinte do prêmio acontecerá no dia 10 de setembro, na sede da entidade. Já a cerimônia de premiação está marcada para o dia 11 de novembro. No próximo dia 18, também serão realizadas as provas da primeira fase do Prêmio Acic de Matemática, com a participação de 24 mil estudantes, do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, de 149 escolas de 13 municípios da região.