Evento ocorre nesta quinta-feira (7), na Acic, e é aberto ao público
Uma Sessão Especial em homenagem aos 65 anos da Abadeus Centro de Inovação Social acontece nesta quinta-feira (7). O evento acontece no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com início previsto para às 19h, e será aberto ao público. A iniciativa é da Câmara de Vereadores de Criciúma.
A solenidade foi proposta pelo vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) e aprovada pela presidência da Câmara. A homenagem reconhece a trajetória da Abadeus como uma das instituições sociais mais importantes do Sul catarinense, destacando sua atuação no acolhimento de crianças e adolescentes, formação profissional de jovens, fortalecimento de famílias e promoção de soluções inovadoras para comunidades vulneráveis.
"A Abadeus é uma instituição do terceiro setor que faz um trabalho excelente com jovens, adultos e crianças em situação de vulnerabilidade. A transformação do bairro Cristo Redentor, que há duas décadas era marcado pela violência, é um reflexo direto dessa atuação. Precisamos valorizar iniciativas como essa, que unem o poder público e a sociedade civil em prol de um futuro melhor", afirma Potelecki.
Legado de oportunidades e inovação
Com mais de 320 mil pessoas impactadas ao longo das últimas seis décadas e meia, a Abadeus construiu um legado baseado em oportunidades e inovação. Atualmente, a entidade se destaca como o primeiro Centro de Inovação Social de Santa Catarina e referência nacional em metodologias de transformação social com foco em inclusão produtiva, educação, cultura, tecnologia e empreendedorismo.
"Essa homenagem é motivo de grande alegria e emoção para todos que fazem parte da nossa história. Cada conquista, cada vida transformada, cada passo dado com ética e compromisso com a comunidade está representado nesse momento. É também uma forma de agradecer a todos os nossos voluntários, patrocinadores, parceiros, equipe técnica e colaboradores que acreditam no nosso propósito", destaca a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
O presidente da Abadeus, Gerço Gomes Monteiro, também reconheceu a oportunidade de agradecer e reforçou o convite à comunidade para prestigiar o evento. "Estamos muito honrados com o reconhecimento da Câmara. Queremos compartilhar essa celebração com todos que acompanham nossa trajetória. A presença da comunidade, dos parceiros e das famílias atendidas torna esse momento ainda mais especial e significativo", pontua.
A Sessão Especial também deve contar com a participação de representantes da sociedade civil, autoridades locais, beneficiários da entidade e apresentações culturais realizadas pelos alunos das oficinas socioculturais da instituição. A cerimônia integra as ações comemorativas dos 65 anos da Abadeus em 2025.