Quando o assunto é cooperativismo, cada país tem suas particularidades, desde a gestão até a forma como se constrói o relacionamento com os clientes. São justamente essas diferenças que inspiraram a cooperativa de crédito criciumense Unicred Centro Sul a adotar o modelo alemão dentro da empresa.
Conforme o presidente da cooperativa, Marcos Aurélio Antunes Machado, o país europeu é destaque, especialmente, no aspecto econômico. "Fui duas vezes para a Alemanha para visitar uma cooperativa da área da saúde, a Apple Bank, com 200 anos. A partir daí, nós passamos a utilizar o modelo alemão de atendimento. Inclusive, o design e interior da agência segue o modelo", conta.
"No meio onde eles vivem, no mercado europeu, a referência é o modelo alemão de economia. Do ponto de vista de cooperativa, até pela questão da seriedade, do respeito e da responsabilidade, isso fez com que a governança corporativa tivesse um desenvolvimento muito forte na área financeira dentro da Alemanha", comenta.
Além da visão econômica, outro ponto bastante relevante dentro das cooperativas é o relacionamento com os seus associados. "Nós ampliamos o atendimento e melhoramos, não tenho dúvidas. A agência na Alemanha é mais fria do que a nossa. Mas, nós temos um modelo de lidar, respeitar e participar da vida de um cliente de uma forma mais construtiva. Isso é o modelo alemão", explica.
Ainda que haja pontos parecidos, as diferenças exigem que algumas mudanças sejam feitas que façam sentido no cenário brasileiro. "E a semelhança conosco, da área da saúde, faz com que, adaptando às nossas realidades, esse modelo possa ser utilizado por nós, principalmente, no Sul do Brasil", conclui Machado.
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