Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Governador de SC critica restrições à cidadania italiana e apoia descendentes durante festa em Pedras Grandes

Prefeito Agnaldo Filippi também criticou medidas restritivas e classificou decisão como “decreto-lei da vergonha”

Por Lucas Mackowieski Criciúma, SC, 26/04/2026 - 14:23 Atualizado há 2 horas
Jorginho Mello se posiciona contra restrições à cidadania italiana durante evento em Pedras Grandes | Foto: Eduardo Valente/Divulgação/4oito
Jorginho Mello se posiciona contra restrições à cidadania italiana durante evento em Pedras Grandes | Foto: Eduardo Valente/Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante as celebrações da festa da Colônia Azambuja 1877, em Pedras Grandes, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, demonstrou apoio ao reconhecimento da cidadania italiana e criticou as restrições impostas ao processo. A manifestação ocorreu durante entrevista no evento que celebra a cultura e a imigração italiana na região.

Ao tratar do tema, o governador ressaltou a importância dos imigrantes italianos para o desenvolvimento do estado e afirmou que vê com preocupação as limitações recentes. Segundo ele, o reconhecimento da cidadania é legítimo e deve ser respeitado. “É uma honra quando um cidadão consegue esse reconhecimento”, declarou. 

LEIA MAIS:

O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, também abordou o tema e reforçou a insatisfação com as mudanças. Ele classificou as restrições como um “decreto-lei da vergonha” e afirmou que a decisão representa um desrespeito aos descendentes italianos. Segundo o prefeito, a medida limita o acesso à cidadania e atinge diretamente milhões de pessoas com origem italiana.

Agnaldo Filippi reforça críticas às mudanças e destaca impacto sobre descendentes italianos | Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

Críticas às restrições e defesa da cidadania italiana

O prefeito destacou ainda que a reação ao tema foi simbolizada durante a festa com uma faixa preta na bandeira italiana, representando luto e indignação. Para ele, a forma como a medida foi adotada não deve ser aceita de maneira passiva. De forma indireta, apontou que a comunidade ítalo-descendente tem papel histórico relevante e merece reconhecimento.

O governador acompanhou esse posicionamento e demonstrou apoio ao movimento contrário às restrições. “Não concordo com impedir a cidadania”, afirmou.

Ele também disse que o reconhecimento representa valorização das origens e reforça a identidade cultural construída ao longo das gerações em Santa Catarina.

Festa da Colônia Azambuja reúne cultura, tradição e manifestação contra limitações no reconhecimento da cidadania italiana | Foto: Divulgação/4oito

Manifestação ganha força em evento no Sul do estado

Durante o evento, as falas reforçaram a importância da imigração italiana na formação da região e o impacto das mudanças no processo de cidadania.

Tanto o governador quanto o prefeito indicaram que o tema mobiliza a comunidade local e deve seguir em debate, diante da forte ligação cultural entre Santa Catarina e a Itália.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito