Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Eleições 2020

Eleições em Içara: candidatos avaliam a pesquisa

Alex Michels, Arnaldinho Lodetti e Dalvânia Cardoso comentam os resultados do levantamento do IPC divulgado nesta segunda
Vitor Netto
Por Vitor Netto Içara - SC, 26/10/2020 - 19:22
Arte: Beatriz Coan / 4oito
Arte: Beatriz Coan / 4oito

Faltam apenas 20 dias para as eleições municipais de 2020 e a Rádio Som Maior e o Portal 4oito divulgaram nesta segunda-feira, 26, mais uma pesquisa eleitoral de um município do Sul Catarinense. Desta vez, Içara foi a cidade em que terceira pesquisa do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) foi aplicada. O cenário é de indefinição e os candidatos comentaram o levantamento. 

Faltando vinte dias para a eleição, indefinição em Içara

Na pesquisa espontânea, que é quando os entrevistados não apresentam os nomes dos candidatos, Dalvânia Cardoso (PP) aparece lidera a pesquisa com 29,2%, seguida de Alex Michels (PSD) com 22,4% e Arnaldinho Lodetti (MDB) com 18%. Os eleitores que não sabem ainda apontam 27% e os que não vão votar em nenhum são 3,4%. 

Já na pesquisa estimulada, quando os entrevistados apresentam os candidatos, os números se diferenciam da espontânea. Dalvânia Cardoso (PP) também lidera, com 40,6%, seguida de Alex Michels (PSD) com 28,8% e Arnaldinho Lodetti (MDB) com 23,2%. 

Os índices de rejeição dos candidatos apontam 31% para Arnaldinho Lodetti (MDB), 18,4% para Dalvânia Cardoso (PP) e 12,4% para Alex Michels. Questionados se poderiam mudar o seu voto até o dia das eleições, 76,9% dos eleitores afirmaram que não, contra 23,1% afirmaram que sim. 

A avaliação dos candidatos

A Rádio Som Maior e o Portal 4oito solicitaram que cada candidato encaminhasse um áudio de até 1 minuto, com a avaliação da pesquisa e do cenário eleitoral. 

Para o candidato Alex Michels, a pesquisa apresenta boas chances para reverter o cenário a favor de sua chapa. “Eu recebo essa pesquisa com a mesma confiança que recebi as outras. Eu sempre digo: pesquisa é fotografia do momento. E essa foto mostra que quase 60% das pessoas não querem a Dalvânia. Que a rejeição do Arnaldo disparou e é mais do que o dobro da nossa. E nós somos sim uma opção viável, com chance real de vitória para quem não quer ver a cidade voltar ao passado”, comentou. 

O candidato Arnaldo Lodetti (MDB) está confiante com o resultado vitorioso no dia das eleições. “A pesquisa de hoje mostrou a evolução do nosso trabalho. Na amostragem, na fotografia de sábado e domingo, nós aparecemos como a dupla que mais cresce nas eleições de 2020 em Içara. Ela [a pesquisa] nos deixa muito satisfeito. Quando fizemos o trabalho pedimos para nossos simpatizantes, cabos eleitorais e vereadores que continuem o nosso trabalho. Temos muita certeza na vitória e na convicção do belo trabalho de Murialdo e Sandro que fizeram em Içara, e temos a certeza que o resultado na eleição do dia 15 será o 15 na cabeça”, afirmou. 

Para a candidata Dalvânia Cardoso (PP), a pesquisa serve para orientar o trabalho realizado durante a campanha. “Quero agradecer novamente a todos que estão confiando em nós, que escolheram o nosso nome nessa pesquisa. Ela se confirma a consolidação cada vez mais. Foram quatro anos de intenso trabalho, andando por toda cidade, trabalhando muito, conhecendo as necessidades de cada bairro, conhecendo as necessidades da área rural, conhecendo o contexto de vida das pessoas. E esse trabalho se reflete nas pesquisas, vai se refletir nas urnas, a força do trabalho, de estar muito presente nas comunidades. Mas a pesquisa não me motiva ao auge e nem me desmotiva, a pesquisa serve apenas como instrumento de orientação para trabalharmos cada vez mais", finalizou.