Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma abre debates nacionais sobre mineração

Encontro de Mineração que acontece na Acic é o primeiro de eventos que passarão por todos os estados
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 23/09/2019 - 18:12 Atualizado em 23/09/2019 - 18:16
Deputado Ricardo Izar / Divulgação
Deputado Ricardo Izar / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em dez anos, a mineração poderá render ao Brasil o equivalente às economias resultantes da reforma da Previdência. O alerta foi levantado nesta segunda-feira, 23, pelo deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista da Mineração, que participa do 1º Encontro IDM Brasil Setor de Mineração do Sul que acontece na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). 

"Esse é um segmento muito importante para a economia nacional, principalmente aqui em Santa Catarina com o carvão, a argila, os agregados da construção civil. Temos feito essas reuniões e vamos fazer em todos os estados, ver as demandas, os problemas, a legislação. É a primeira de várias reuniões no Brasil todo", explica. "A mineração tem um potencial econômico maravilhoso. A gente discutiu reforma da Previdência falando em economizar R$ 1 trilhão, se a gente regulamentar a mineração em dez anos a gente coloca isso nos cofres do estado. É importante", emenda o parlamentar.

Entre as pautas já recolhidas, está a desburocratização. "Agilizar os processos que estão parados na Agência Nacional de Mineração, simplificar a legislação, melhorar o licenciamento das mineradoras, incentivar os pequenos e médios mineradores do Brasil", elenca o deputado.

O passivo ambiental é uma das questões que mais inquieta investidores do setor. "A gente fala em agilização de documentação, não na penalidade e no comprometimento com o meio ambiente. O próprio minerador quer cumprir requisitos. Ele pede agilidade nos documentos para tomar as atitudes necessárias. Queremos ajudar o minerador a agilizar os processos", observa Izar. "Vamos ouvir Santa Catarina que é importante no contexto", conclui.

Confira também - 1º Encontro de Mineração do Sul acontece na Acic

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito