Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Consulado busca cidade-irmã para Criciúma nos Estados Unidos

Ideia foi apresentada ao cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, que visitou o Paço Municipal
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/03/2022 - 07:54 Atualizado em 24/03/2022 - 07:55
Fotos: Jhulian Pereira / Decom
Fotos: Jhulian Pereira / Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma poderá ganhar uma cidade-irmã nos Estados Unidos. A ideia foi apresentada ao cônsul-geral norte-americano em Porto Alegre, Shane Christensen, que esteve em visita à região nesta quarta-feira (23). O assunto esteve na pauta de uma conversa do cônsul com o prefeito Clésio Salvaro, o vice Ricardo Fabris, o vereador Nícola Martins e o presidente da ADVB em Santa Catarina, Claiton Pacheco Galdino, que foi o responsável por trazer a autoridade diplomática.

"Conversando, o cônsul comentava sobre colocar-se à disposição do município, intermediar parcerias com os Estados Unidos, e logo nos veio à mente o conceito de cidade-irmã. E logo nos veio à mente a ideia de buscar uma cidade-irmã para Criciúma nos Estados Unidos", confirmou o vereador Nícola, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Som Maior. "Intercâmbio cultural e econômico, trocar ideias sobre gestão pública, transportes, lixo, cidades com universidades. Já nos falaram sobre Pittsburg nas redes sociais, que poderia ser uma cidade-irmã de Criciúma, tem 300 mil habitantes, começou na siderurgia", referiu.

Nícola lembrou que as cidades norte-americanas têm uma situação importante em comum com as sul brasileiras: a colonização europeia. "Quando a gente busca uma cidade nos Estados Unidos, a gente busca uma cidade colonizada da mesma forma que nossas cidades da América do Sul", destacou. "Temos que tirar bons exemplos de lá, levar bons exemplos daqui também, e buscar esse intercâmbio, levar nossos estudantes, aproximar universidades, uma parceria entre Unesc e a Universidade de lá, ter esse intercâmbio que é muito importante", emendou.

Leia também - Salvaro recebe cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre

Da conversa com o cônsul, veio a lembrança ainda do gemelaggio que Criciúma mantém com a cidade italiana de Vittorio Veneto. "Vamos ver como está essa situação com a cidade da Itália também", apontou o parlamentar.

Na reunião desta quarta foi lembrado, também, que Criciúma encerrou 2021 com US$ 29,2 milhões em exportações para os Estados Unidos. "Os Estados Unidos são o maior importador de produtos que saem de Criciúma. Ele veio conhecer uma fábrica de cerâmica, a Eliane, temos potencial de trabalhar ainda mais o setor de tecnologia, o setor de transformação, ele veio conhecer justamente esse potencial", relatou Nícola.

O cônsul esteve também na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para conhecer mais dos potenciais da cidade. "Foi até a Acic, que apresentou diversas situações. Ele ficou impressionado com o potencial, com a aula de inglês que as nossas crianças recebem, aulas de robótica, empreendedorismo. Acho que ele sai de Criciúma com boas impressões", salientou. "O Claiton (Pacheco, da ADVB) intermediou esse conversa. O cônsul veio para Porto Alegre há cerca de 1 ano e meio, estava no auge da pandemia e o Consulado em Porto Alegre é responsável por Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e ele não tinha vindo a Santa Catarina ainda. Ele já foi na FIESC, em Florianópolis, em Joinville, agora Criciúma", contou. "Depois ele parte para Chapecó, Blumenau e para a Serra. A ideia dele é conhecer a potencialidade de Santa Catarina e nós saímos na frente nesse pedido de buscar uma cidade-irmã", emendou.

Ouça a entrevista do vereador Nícola Martins à Rádio Som Maior no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito