Ir a restaurantes, participar de eventos sociais ou até comer na casa de um familiar pode ser um verdadeiro desafio para quem tem doença celíaca. Isso porque o consumo de alimentos com glúten (proteína presente no trigo, centeio, cevada e seus derivados) pode causar sérias reações no organismo dos portadores, exigindo uma atenção rigorosa com os alimentos.
Pensando nisso, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Unimed Criciúma (HUC) adotou protocolos específicos para o preparo e o manuseio de alimentos sem glúten, garantindo mais segurança aos pacientes e acompanhantes celíacos. Afinal, não basta que o alimento seja isento de glúten, é preciso um cuidado redobrado para evitar a contaminação cruzada.
Como forma de garantir esse cuidado no ambiente hospitalar, a Unimed Criciúma implantou uma estrutura exclusiva para o armazenamento de alimentos sem glúten dentro do hospital. Uma sala especial, localizada distante da cozinha principal, foi criada especialmente para essa finalidade. O espaço conta com equipamentos e utensílios exclusivos, utilizados apenas no preparo das refeições destinadas a pacientes com doença celíaca.
Antes de acessar o local, as colaboradoras passam por um rigoroso processo de paramentação, com uso de aventais, propés, luvas e outros itens de segurança, além da higienização completa, assegurando que não haja qualquer risco de contaminação cruzada. Todo o procedimento é realizado com atenção redobrada, para que os alimentos cheguem ao paciente com total segurança.
"O portador da doença celíaca precisa se sentir seguro ao entrar no Hospital Unimed Criciúma. Sabemos o quanto esse cuidado com a alimentação faz diferença na vida desses pacientes, por isso nos dedicamos a garantir um ambiente hospitalar livre de riscos, inclusive no preparo dos alimentos. Essa é mais uma forma de acolher com responsabilidade e respeito. Esse é o nosso jeito de cuidar", destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
No cardápio oferecido aos pacientes celíacos, não faltam opções saborosas e seguras. Entre elas estão pão francês, biscoitos, pizza, sopas, arroz, feijão, carnes, chás e outras preparações, todas servidas com o cuidado necessário para evitar qualquer tipo de contato com o glúten. Cada detalhe é pensado para que o paciente se sinta acolhido e tenha suas necessidades alimentares respeitadas durante a internação.
Como é o caso da jornalista Jussi Moraes, de 36 anos, que ficou quatro dias no Hospital Unimed Criciúma acompanhando o filho. Há nove anos, ela descobriu a doença celíaca e, desde então, enfrenta os desafios de manter uma alimentação segura. Ao saber que o filho precisaria ser internado, trouxe alimentos sem glúten de casa, mas foi surpreendida ao receber as refeições oferecidas pelo hospital.
"Eu achei sensacional o hospital ter alimentação sem glúten. Essa segurança de a gente comer com confiança, sabendo que não há contaminação, é um abraço. Eu tenho outras doenças que surgiram por causa da doença celíaca, e não ter uma alimentação adequada é algo que me machuca muito. Então, ter essa segurança aqui me acalenta, ainda mais estando muitos dias fora de casa. Estou aqui direto, mas pelo menos estou comendo bem", enaltece.
Ao dar entrada no HUC, é importante que o paciente ou acompanhante informe que tem doença celíaca. A partir disso, o SND da cooperativa é acionado e passa a fornecer as refeições adequadas.
Cuidar de quem cuida
No Grupo Unimed Criciúma, a atenção com a saúde vai além dos pacientes, ela se estende também aos colaboradores, que se dedicam diariamente a cuidar do outro. Pensando nisso, foi realizada uma ação especial de conscientização com os profissionais do Hospital São João Batista, que faz parte do Grupo, por meio do projeto Nutrindo Vidas, desenvolvido mensalmente na instituição.
Nesta edição, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, as nutricionistas do HSJB prepararam uma mesa expositiva com alimentos e ingredientes sem glúten. Também, realizaram uma apresentação alertando sobre o consumo da proteína. A iniciativa teve como objetivo desmistificar a ideia de que a alimentação sem glúten é sem sabor, promovendo mais conhecimento e qualidade de vida para os colaboradores e seus familiares.
"Nós pensamos sempre no melhor para os nossos clientes, mas também temos o compromisso de cuidar de quem cuida: os nossos colaboradores. Por isso, promovemos diversas ações de conscientização, como sobre o consumo excessivo de açúcar, sal e, agora, o glúten. As nutricionistas relataram um retorno muito positivo, muitos colaboradores se surpreenderam ao descobrir o que estavam consumindo no dia a dia. Esse tipo de informação traz benefícios para a saúde deles e também para a de toda a família", destaca o presidente.
Cuidar vai além do tratamento: é entender as necessidades individuais de cada paciente e colaborador, promovendo saúde e bem-estar. Neste Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, a Unimed Criciúma reforça seu compromisso com todos, sempre guiada pelo seu Jeito de Cuidar.