Estamos comemorando no presente ano de 2025 os dez anos do Projeto Cultura Acic, graças à grande visão de futuro do ex-presidente César Smielevski, que percebeu a importância de envolver a entidade -primordialmente ligada a atividades econômicas- com educação e cultura, formas de elevar o nível da cidade e situá-la em melhor posição no ranking do IDH, importante indicador de qualidade de vida. Moacir Dagostim, Valcir Zanette e Franke Hobold, que o sucederam na presidência, continuaram a apoiar a iniciativa, sendo a única entidade empresarial do estado a contar com um projeto e espaço cultural.
Nesta década de existência foram apresentadas na Galeria de Arte da Acic exposições nas diversas vertentes da cultura, como mostras de pintura, escultura, fotografia, tapeçaria, mosaico, cerâmica e eventos ligados ao carvão e ao Esporte Clube Metropol, que projetaram o nome de Criciúma além-fronteiras. Concertos de música popular e erudita, canto lírico, danças folclóricas, cinema, lançamento de livros e palestras sobre arte também fizeram parte do projeto.
E às 19h da próxima terça feira, dia 14 de outubro, teremos um evento inédito na nossa Galeria: um leilão beneficente visando arrecadar fundos para a APACRI, Associação Protetora dos Animais de Criciúma. A ONG agradece a generosa doação de 24 artistas e ao Dr Daniel Garcia, leiloeiro que conduzirá os trabalhos na noite especial. A solenidade de reativação da APACRI ocorrerá na abertura do evento, com projetos já em andamento como construção de casinhas para cães comunitários, Banco de Ração e Farmácia Pet, além de atividades de conscientização nas feiras, redes sociais e participação em programas de diversos meios de comunicação.
Convite para o Leilão da Apacri na Acic
Casinhas para cães comunitários construídas por detentos da Penitenciária Sul Criciúma, com o apoio de várias empresas

Blog Benito Gorini
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito