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A partir de hoje, BR-101 Sul sob nova direção

CCR Via Costeira está autorizada a trabalhar nos 220 quilômetros da rodovia entre Paulo Lopes e Passo de Torres
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 07/08/2020 - 07:35 Atualizado em 07/08/2020 - 07:40
No quilômetro 408, entre Araranguá e Maracajá, haverá uma praça de pedágio / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo
No quilômetro 408, entre Araranguá e Maracajá, haverá uma praça de pedágio / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

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Atendendo às etapas da concessão dos 220 quilômetros do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina, formalizada no mês passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa CCR Via Costeira, vencedora do leilão realizado em fevereiro, está oficialmente autorizada a gerir, a partir de hoje, a rodovia entre Paulo Lopes e Passo de Torres. Na área concessionada, os trechos da rodovia que cortam Içara e Criciúma, além de outros 16 municípios também cortados pela BR-101 agora sob gestão privada.

"São R$ 7,4 bilhões em investimentos em 30 anos, vamos gerar 1,2 mil empregos. Começamos a trabalhar nesta sexta-feira", confirma o diretor-presidente da CCR Via Costeira, Fausto Camilotti. Em entrevista à Rádio Som Maior há um mês, no dia 8 de julho, Camilotti detalhou todo o roteiro que a empresa cumpre a partir de agora.

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CCR no trecho

Em um primeiro momento, a CCR vai começar a fazer obras na rodovia. "Vamos começar com a recuperação do asfalto, sinalização, placas, pontes, viadutos, drenagem, nessa primeira etapa recuperaremos os 220 quilômetros", relatou.

O usuário verá a presença maior da CCR nos próximos meses, em especial a partir de janeiro, quando a estrutura estará mais evidente no trecho. "A partir de janeiro iniciaremos a operação da rodovia, com socorro médico e mecânico, seis ambulâncias, guinchos, caminhões para combater incêndio, socorrer animais, além de importantes obras de vias locais, faixas adicionais, passarelas, dispositivos de retorno que estão previstos no contrato", relatou o presidente.

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Os pedágios

Serão quatro praças de pedágio, cobrando inicialmente R$ 1,97, mas quando a cobrança entrará em vigor a tarifa estará entre R$ 2 e R$ 2,10. "Iniciando hoje, teremos doze meses para cumprir com os trabalhos iniciais, queremos finalizar antes e colocar à disposição do usuário antes dos 12 meses as atividades iniciais. Daí poderemos começar a cobrança", reforçou Camilotti. Assim, as praças de pedágio deverão começar efetivamente a cobrança aos usuários da BR-101 Sul em agosto de 2021. 

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"A tarifa foi determinada em contrato, em razão do deságio do leilão, o que possibilitou chegar nessa tarifa, que é de agosto de 2019. Temos o ajuste com o IPCA, até o início da cobrança deve ter um pequeno reajuste, decorrente da inflação desse ano", detalhou Camilotti, lembrando sobre o ajuste que será feito no valor inicialmente previsto. "Esse contrato prevê que todas as atividades sejam inicialmente cumpridas para aí sim começar a cobrança", sublinhou.

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas esteve em Jaguaruna há um mês assinando a concessão
Foto: Vitor Netto / 4oito / Arquivo

Sobre a distância entre as praças, isso também faz parte dos estudos técnicos que anteciparam a concessão. "Cada praça tem uma extensão quilométrica que representa", ponderou, lembrando que os pedágios serão instalados entre Passo de Torres e São João do Sul, Araranguá e Maracajá, Treze de Maio e Tubarão e no limite de Laguna com Imbituba. "Essa tarifa tinha valor inicial de R$ 5,40, a concessionária estudou todos os investimentos e custos, incluindo câmeras em toda a rodovia. Esse deságio de mais de 60% é decorrente do estudo técnico de todos os investimentos que serão aplicados. Nós estudamos as passagens de caminhões e carros que estão previstos com base no volume de investimentos e de tráfego em 30 anos. É ofertado esse deságio que o cidadão de Santa Catarina tem que comemorar", observou.

"Há muito o que fazer"

"Nosso foco é a segurança do usuário", pontuou o diretor da CCR. "O objetivo é começar o trabalho de segurança, tudo isso devidamente recuperado, há muito o que se fazer, entraremos sim reformando todo o pavimento, toda a sinalização, isso deve ser feito desde já", reiterou. "Isso tem que ser executado até o décimo segundo mês de concessão,
a partir disso podemos efetivar a cobrança do pedágio", lembrou Camilotti".

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Uma das lembranças de problemas estruturais sérios que a BR-101 Sul enfrentou foi o rompimento de uma ponte em Sangão, em maio do ano passado, por conta de um forte temporal. "Se houver identificação de ponte ou talude mais críticos, imediatamente a concessionária fará intervenções para recuperar esses locais, de forma que não haja riscos aos usuários", refletiu Camilotti, lembrando que a CCR poderá intervir em questões como essa, conforme a análise técnica a ser feita em todo o trecho a partir do início da gestão, nesta sexta-feira.

Relembre a entrevista de Fausto Camilotti à Rádio Som Maior:

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