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CCR Via Costeira assume BR-101 Sul nesta sexta

Um mês depois da assinatura do contrato com a ANTT, empresa passa a gerir oficialmente os 220 quilômetros concedidos
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 06/08/2020 - 07:35 Atualizado em 06/08/2020 - 07:42
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A passagem do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que esteve na região há exatamente um mês, em 6 de julho, marcou a assinatura do contrato de gestão da BR-101 Sul pelos próximos trinta anos. A CCR Via Costeira, vencedora da licitação, assinou o compromisso com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Oficialmente, a posse do trecho ocorre nesta sexta-feira, 7.

Assim, a empresa já pode trabalhar na extensão da rodovia sob sua gestão, que se estende do quilômetro 244,6, entre Palhoça e Paulo Lopes, na ponte sobre o Rio da Madre, até o quilômetro 465,1, na ponte sobre o Rio Mampituba, em Passo de Torres.

"A infraestrutura de Santa Catarina vai ganhar e estará na altura do potencial econômico desse estado, de gente trabalhadora e competente, e que ajuda o Brasil. O estado de Santa Catarina ajuda o Brasil", destacou o ministro, durante o ato. "Mais um leilão de concessão dos vários que vamos fazer, até chegar aos R$ 250 bi de investimento privado, e hoje a gente assina o contrato para mais R$ 7 bi, que vão mudar a vida do Estado", completou.

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Primeiros passos

Autorizada a atuar no trecho, a CCR começa o trabalho de recuperação do asfalto em diversos trechos e inicia as obras, dentro do cronograma de investimentos de R$ 3,4 bilhões mais R$ 4 bilhões de custeio no período. Os serviços operacionais começam efetivamente no sexto mês de assinatura do contrato, com oferta de socorro mecânico, atendimento médico de emergência, sistema de informações e comunicações aos usuários.

Assinatura do contrato entre CCR e ANTT em 6 de julho, em Jaguaruna

Ainda antes da cobrança dos pedágios, marcada para ocorrer a partir de agosto de 2021, a CCR Via Costeira deverá executar melhorias de pavimento, acostamento, sinalização, recuperação emergencial de pontes e de elementos de segurança, viadutos e drenagem, limpeza e outros itens.

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Mais obras e iluminação

A BR-101 Sul vai ganhar 98 quilômetros de faixas adicionais, 70 quilômetros de vias marginais além de passarelas, rotatórias e adequações de acessos. Um sistema de câmeras será implantando em todo o trecho, e a empresa promete que não haverá pontos cegos nos 220 quilômetros. Haverá seis bases operacionais com equipes de resgate em UTIs móveis e guinchos.

As cidades abrangidas pela concessão:

Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Passo de Torres.

A iluminação também será assumida pela concessionária, resolvendo problemas como os acessos às cidades abrangidas no trecho que vinham às escuras. A ponte Anita Garibaldi, em Laguna, será iluminada pela CCR, resolvendo um impasse que se arrasta desde a inauguração da estrutura, em 2015.

O mapa do trecho concessionado

Pedágios em um ano

Pelo cronograma colocado, as praças de pedágio estarão abertas e em operação dentro de um ano, em agosto de 2021. As tarifas custarão entre R$ 2 e R$ 2,10, embora o valor licitado tenha sido de R$ 1,97. É que a concessionária tem direito de fazer um reajuste e, de mais a mais, a regra estabelece que o valor seja com final zero e múltiplo de 10, para facilitar o troco.

As praças de pedágio serão localizadas nos limites de Passo de Torres com São João do Sul, Araranguá com Maracajá, Treze de Maio com Tubarão e Laguna com Imbituba.

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