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Vettel 2x0 Hamilton

Por João Nassif 09/04/2018 - 14:00

Thiago Ávila *

Depois de uma derrota amarga de Hamilton para Vettel na Austrália, chegamos ao Oriente Médio, para o circuito de Sakhir, Bahrein. A prova foi palco de uma das corridas mais quentes da história em 2005, chegando a 56°C a temperatura da pista. Foi aí também que Nico Rosberg estreou na categoria em 2006, Stoffel Vandoorne estreou marcando seu primeiro ponto em 2016 e Valtteri Bottas fez sua primeira pole na carreira em 2017.

Se na Austrália a Haas brilhou ao alinhar seus carros em quinto e sexto no grid, em Sakhir foi a Toro Rosso que deu show com seu motor Honda, para desespero de Fernando Alonso. É... Desde que chegou na McLaren em 2015 as coisas não andam muito bem, mesmo que venha tendo um desempenho melhor com motor Renault. Pierre Gasly foi quinto e Brendon Harley o 11º, as McLaren conseguiram apenas o 13º e 14º tempo.

Mas, vamos ao que mais interessa: o pole position. Durante os treinos livres, as Ferrari foram melhores, mas ainda havia expectativa de que a pole ficasse nas mãos da Mercedes, mas... Hamilton perdeu cinco posições no grid por trocar a caixa de câmbio. Mesmo assim, Bottas era a aposta da equipe. No Q3, tudo se encaminhava para Raikkonen levar a pole, depois de Hamilton não conseguir fazer um bom tempo, mas Vettel estava lá para pegar a liderança. O finlandês da Mercedes até tentou, mas ficou só com o terceiro tempo.

Sebastian Vettel- Vencedor do GP do Bahrein

Na largada, Bottas assumiu a segunda posição de Kimi e seguiu atrás do alemão da Ferrari. Enquanto isso, Gasly ultrapassava Ricciardo e ganhava a quarta posição. Com problemas, as duas Red Bull abandonam antes da volta 5. Em seguida, Hamilton faz uma ultrapassagem sensacional em Alonso, Ocon e Hulkenberg ao mesmo tempo e assume a sexta posição.

A corrida se mantém monótona depois que que Hamilton alcança facilmente à quarta posição de Gasly, até chegar a hora das paradas. As Ferraris optam por colocarem os pneus macios, enquanto Bottas põe os médios, assustando um pouco os engenheiros da equipe italiana. Enquanto a grande maioria opta por duas paradas, as duas Mercedes apostam apenas em uma troca, o que parecia ser a melhor estratégia.

Tudo parecia dar certo para os flechas prateadas, já que Vettel teria que parar de novo. Raikkonen vai primeiro e tem problemas na troca, é forçado a abandonar. O alemão viria logo em seguida, mas a equipe o manda continuar. Bottas vinha se aproximando e nas três últimas voltas já estava a menos de um segundo atrás. Sebastian segurou como deu, mesmo com seus pneus no limite e conquistou sua segunda vitória na temporada.

Comemoração da Ferrari e, melhor ainda, festa na Toro Rosso com o quarto lugar de Gasly, que também ganhou o prêmio de piloto do dia.

Outra surpresa da corrida foi Marcus Ericsson. O sueco da Alfa Romeo fez uma estratégia parecida com a da Mercedes, só uma parada, mas largando de macios – não os supermacios - e botando o médio, terminou em nono lugar. Marcus não alcançava o top-10 desde o GP da Itália de 2015.

O resultado põe a Ferrari líder com dez pontos na frente da Mercedes e Vettel aumenta a vantagem sobre Hamilton para 17 pontos. Além disso, Alonso é o quarto no campeonato. A F1 volta semana que vem em Shangai.

* Estudante de jornalismo da PUCRS
 

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