Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Pobre futebol brasileiro!

Muito se resume à apenas uma bola
Por João Nassif 22/10/2018 - 07:30 Atualizado em 22/10/2018 - 08:30

Apesar de boas disputas nas pontas de cima e de baixo na tabela com briga por títulos, por acesso e pela fuga do rebaixamento, tanto na série A como na B do campeonato brasileiro, o nível das competições está muito abaixo do esperado.

Não que o futebol brasileiro seja recheado de craques e times empolgantes, mas o que temos visto é um futebol pragmático, sem grandes emoções e o reflexo está na baixíssima média de gols mostrada nos dois campeonatos.

Na série A com 298 jogos disputados até hoje foram marcados 661 gols, média de 2,22 gols/jogo. Na B em 320 jogos os ataques marcaram 693 gols com a média de 2,17 gols/jogo.

Muito se deve a cultura implantada pelos treinadores de jogar por uma bola. Como a qualidade é baixa, os times se fecham e esperam um erro do adversário ou uma bola parada para buscar o resultado. 

A prova está que a série A registra 70 jogos terminados em 1x0. Na série B são 79. Quer dizer, 24% dos jogos dos principais campeonatos do Brasil terminam o placar de 1x0. 

Quando são incompetentes para fazer um misero golzinho, na série A são 35 e na B 36 jogos ficam no 0x0, 11% do total.

Estou aí falando em 35% de jogos em que são marcados apenas um gol.

Os treinadores buscam primeiro não perder, pois a falta de resultados no futebol brasileiro significa demissão e por não terem qualidade à disposição armam fortes retrancas para tentar se manter no emprego.

Poucos clubes têm condições de segurar seus melhores jogadores, normalmente os garotos que surgem com potencial vão embora muito cedo. A maioria dos clubes com poucos recursos financeiros não conseguem montar times de melhor nível, por isso, vemos muitos jogos no futebol brasileiro definidos por apenas uma bola.   
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito