Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

E o vírus da "lacração ataca a F1

Por João Nassif 19/02/2018 - 18:00

Thiago Ávila *

Uma tradição de quase 70 anos foi quebrada. Em 31 de Janeiro, o novo dono da F1, Chase Carey, anunciou o fim das Grid Girls na largada das corridas, algo muito contraditório vindo de um empresário criado na cultura do showbusiness norte-americano.

Segundo ele “não faz mais sentido essa tal prática nas normas da sociedade atual”. Não faz mais sentido para quem? Para os que ‘lacram’ na internet e nem sequer ligam a televisão para assistir a cinco minutos de uma prova? Porque, segundo uma pesquisa feita pela BBC Sport a respeito desse assunto, 60% dos fãs são contra a retirada das modelos.

Grid Girls no GP dos USA-2017

E tem mais: as próprias agências de modelos são contrárias a decisão, afinal ninguém quer perder o emprego. Nenhuma dali é forçada a trabalhar ou está implorando para sair do meio por estarem sendo “objetificadas”. Óbvio que podem existir casos isolados, de agências que abusam de suas modelos, mas isso quem deve cuidar é a polícia (e não os justiceiros sociais). Elas não precisam dar representatividade às mulheres, elas querem apenas construir uma riqueza através da habilidade delas de exercer uma profissão.

Vendo essa decisão dessa maneira, prevejo que daqui alguns anos desfiles de miss, concursos de beleza, passarelas de moda irão acabar por uma agenda que, ao invés de defender a mulher, acaba prejudicando-a ainda mais. A profissão de modelo poderá entrar em extinção em breve.

É o famoso “quem lacra, não lucra”. Me admira um cidadão, com aquele bigodão irlandês, cheio de panca, um típico empresário criado na indústria norte-americana, que só olha para o próprio bolso, abraçar a causa politicamente correta e acabar perdendo seguidores fiéis. Me desculpa Carey, mas você não vai conseguir atrair o pessoal do politicamente correto, porque eles vão estar ocupados em ‘lacrar’ mais um pouco na internet.

* Estudante de jornalismo na PUCRS
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito