Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A série D estava logo ali!

Almanaque da Bola #514
Por João Nassif 19/12/2019 - 14:50

Em 2009 o Criciúma disputou a série C do campeonato brasileiro pela segunda vez em sua história.

Diferente de 2006 quando foi campeão da série C, retornando à segunda divisão imediatamente após o rebaixamento em 2005, o Criciúma não conseguiu repetir a façanha e foi eliminado ainda na primeira fase do campeonato.

Itamar Schülle técnico do Criciúma em 2009

O campeonato de 2009 foi disputado por 20 clubes devido a CBF ter criado a série D, a quarta divisão do futebol brasileiro. Os 20 cubes foram divididos em quatro grupos de cinco equipes com jogos em turno e returno dentro dos próprios grupos. Os dois primeiros de cada grupo avançaram para a segunda fase e o último colocado de cada grupo rebaixado para a série D em 2010.

O Criciúma teve como adversários no Grupo 4 o Caxias, o Brasil de Pelotas, o Marília do interior de São Paulo e o Marcílio Dias. Com a mudança de regulamento para 2009 a CBF procurou regionalizar ao máximo a série C.

 

A participação do Criciúma na terceira divisão em 2009 foi lamentável sendo eliminado ainda na primeira fase com cinco derrotas e apenas duas vitórias e um empate.

Nos quatro primeiros jogos o técnico do Criciúma era Roberto Fonseca que foi demitido após o time ser goleado por 4x1 pelo Marcílio Dias em pleno Heriberto Hülse. Nestes quatro jogos foram três derrotas e apenas um empate em casa contra o Marília. O Criciúma marcou seis gols e sofreu 12.

Veio Itamar Schulle que completou a primeira fase com duas vitórias e duas derrotas. Venceu em casa o Brasil de Pelotas por 3x2 e o Marcílio Dias em Itajaí por 1x0. Esta vitória salvou o Criciúma da queda para a série D.

Amanhã vou começar contar a história do Criciúma na série C de 2010 e seu retorno à segunda divisão do futebol brasileiro.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito