Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Paulo Muzy ensina em quatro passos: como passar no vestibular ou concurso

Médico e estudioso voraz explica como criar uma rotina ideal de estudo
Por Arthur Lessa 06/06/2023 - 12:40 Atualizado em 06/06/2023 - 16:23

Passar num concurso ou num vestibular disputado é o objetivo de muitas pessoas. Há quem dedique meses, ou anos, para atingir esses objetivos, muitas vezes com horas a fio de estudos diários. Mas será que só isso é o suficiente?

>> Quer receber mais informações em economia e investimentos pelo WhatsApp? Clique aqui entre na minha comunidade  

Perguntado durante uma live do Banha Não Tem Calendário, Paulo Muzy quais as melhores técnicas que conhece para criar uma boa rotina de estudos baseadas na própria experiência, desde os tempos de vestibular de Medicina até os estudos de atualização do seu dia a dia.

[Confira as dicas em tópicos após o vídeo]

Passo a passo

Para quem não conseguiu, ou não quer, assistir ao vídeo, pontuei os pontos principais da rotina apresentada por Muzy.

1 - Atenção para o que é pedido

O cursinho não é ambiente para "filosofar" sobre os temas, mas sim pra entender o que é conteúdo relevante, focar no que o professor apontar como pontos críticos daquilo que será pedido nas provas que virão.

2 - Concentração

Quando for estudar, tenha certeza que você está longe do telefone celular, de televisão e de qualquer coisa que possa causar distração. Um bom jeito de fazer isso é encontrar uma forma de concentração intermitente para não cansar demais. Um método bastante conhecido é o Pomodoro, com um tempo definido estudando e um período menor para descansar a cabeça. No vídeo, Muzy sugere 50 minutos de estudo e 10 minutos "procurando bobagem" ou jogando alguma coisa. Com isso é mais fácil chegar a cinco ou seis horas de estudo no dia.

3 - Sabedoria

Aprender com o que passou. Para isso, é importante buscar provas, do mesmo processo que você está passando, de anos anteriores e ver quais os assunto mais pedidos e como foram pedidos nesse período. Conhecer a história da instituição que está aplicando a prova é importante para essa preparação.

4 - Foco no alvo

Tenha definido o objetivo principal, a prova mais importante entre as que serão realizadas, e investir ali 80% do esforço. Isso vale muito para quem tenta vestibular em diversas instituições e/ou cursos. Muzy afirma que, ao definir que queria entrar na Escola PAulista de Medicina e, pra isso, precisava passar no vestibular da Fuvest. Por isso, se dedicou muito pouco para outros como Unicamp e Unesp.

Sobre o risco de investir tanto em um "tiro" apenas, ele afirma que entende ser mais arriscado dar "tiro" pra todo lado, estando pouco preparado para todos.

PS.: Sobre o Método HCC citado por Muzy no vídeo, me abstenho de traduzir. Quem tiver curiosidade, que busque no Google por "Metodo HCC Muzy". Sua conta e risco.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito