Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Crônica da Cidade

Por Archimedes Naspolini Filho 28/04/2020 - 06:59

Continuo buscando, na edição que circulou na semana de 11 a 18 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.

ESPORTES – HERCILIO LUZ PUXA O BLOCO Nº 1: METROPOL DERROTADO – 1 X 0; ATLÉTICO 0 X 0 MINERASIL: FIASCO – COMERCIÁRIO EM 4º DOBROU O GUATÁ: 2 x 1 – FIGUEIRENSE 2, ATLÉTICO DE IMBIBUTA 1 – URUSSANGA 2, FERROVIÁRIO 1 – POSTAL ENGANOU O MARCILIO DIAS:1 a zero – BARROSO IMPETUOSO 4 A UM NO AVAÍ. Bonsucesso campeão do torneio início da segunda divisão, no campo do Catarinense. O time da Mina do Mato jogou com Romeu, Valdenir, Venâncio e Valdemar; Adilton, Antônio e Rocilon; Geno, Ezequiel, Divo e Manoel. Renda excelente: ultrapassou Cr$ 70.000,00.

E chegamos à edição de Tribuna Criciumense que circulou na semana de 25 de abril a 2 de maio de 1964. Da capa eu destaquei: EMBAIXADOR LINCOLN GORDON EM FLORIANÓPOLIS – Está sendo esperado para o dia 27 à tarde, ao aeroporto Hercílio Luz, viajando em avião da Força Aérea dos Estados Unidos da América do Norte, o embaixador Lincoln Gordon, em sua primeira visita oficial ao estado de Santa Catarina. A viagem do embaixador atende a convite que lhe foi formulado pelo governo catarinense. O embaixador visitará, também, as cidades de Itajaí e Blumenau. Gordon foi intitulado, durante muito tempo, como o mentor intelectual da derrubada de João Goulart da presidência da República.

UM QUARTEL PARA A CAPITAL DO CARVÃO – E foi a primeira vez que se ouviu falar na possibilidade de trazer, para Criciúma, uma unidade do Exército Nacional. Os mineradores chegaram a oferecer o terreno para a sua construção e este assunto tomou grande fração do espaço da capa da edição em tela. Mas o quartel esperaria até a década de 1970 quando o prefeito Algemiro Manique Barreto o fez construir e disso nos ocuparemos ao tempo certo.

NOVA ERA PARA O PAÍS – O Gal. Castello Branco não sucede, apenas, ao presidente João Goulart que, a seu turno, sucedera ao presidente Jânio Quadros, tudo isto dentro de um quinquênio governamental. A solenidade de sua posse, em Brasília, teve, inegavelmente, um sentido muito mais profundo, pois formalizou o início de uma nova era.

E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito