Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Golpe no Whatsapp usa a Turma da Mônica para pegar dados

Por Ale Koga 07/09/2019 - 10:38 Atualizado em 27/11/2019 - 15:45

Ontem no Café Digital (06/09) falei sobre o novo golpe que estão aplicando no Whatsapp envolvendo roubo de dados através da Turma da Mônica. O alvo dessa vez, são crianças que possuem contas de Whatsapp (o que ao meu ver, não deveriam ter mas isso é papo para outra discussão) e principalmente para aquelas que usam os smartphones dos pais para jogar ou asssistir vídeos e por consequência ficam expostas as notificaçõe e mensagens que possam chegar no Whatsapp dos responsáveis.

Os criminosos usam uma imagem com os personagens da Turma da Mônica e linguagem bem didática no texto que solicita os "dados do cartão da mamãe" e a chamada: 

"A Turma da Mônica está procurando um novo amigo! Quer fazer parte da turminha?"

golpe whatsapp turma da monica 4oito ale koga

Apesar da Polícia Federal não ter recebido nenhuma denúncia, fica o alerta para que os "papais e mamães"  estejam mais presentes na vida dos filhos monitorando o conteúdo consumido na internet  e também evitem deixar carteira/cartões com fácil acesso.  Essa não é a primeira vez que um golpe utiliza personagens infantis para roubar dados, já que anteriormente a "escolhida" da vez foi a Peppa Pig.

Essa relação pais x filhos x internet x celular é recorrente e precisa ser cada vez mais discutida já que hoje em dia não temos mais como voltar no tempo e colocar as crianças no "modo offline". É importante saber entender o momento e equilibrar as coisas para que a inclusão digital seja usada de maneira benéfica na vida de todos, principalmente das crianças.

Embora esse golpe  esteja diretamente enderaçado às crianças, vale lembrar que independente da idade não se deve compartilhar nenhum tipo de informação pessoal na internet em sites não seguros, conversas em mensageiros ou no próprio celular no bloco de notas.

Para quem quiser escutar, participei de um Programa do Avesso com a psicóloga Cristine Adriana Rodrigues Kern onde debatemos o "Sharerting" (termo utilizado para descrever o compartilhamento muitas vezes exagerado de informações dos filhos na internet pelos pais) e falamos sobre segurança da informação e dos filhos ao utilizarem tablets e smartphones dos pais. Confira!

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito