Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Som Maior realizou o primeiro debate de Içara (VÍDEO)

Rádio Som Maior reuniu Alex Michels (PSD) e Arnaldinho Lodetti (MDB). Dalvânia Cardoso (PP) não quis participar
Por Denis Luciano Içara, SC, 25/09/2020 - 07:05 Atualizado em 25/09/2020 - 09:20
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rádio Som Maior e o 4oito promoveram, na manhã desta sexta-feira, 25, o primeiro debate da campanha eleitoral de Içara. O encontro reuniu os candidatos Alex Michels (PSD) e Arnaldinho Lodetti (MDB). A candidata Dalvânia Cardoso (PP), embora convidada, optou por não participar.

O debate teve a mediação do jornalista Adelor Lessa e foi composto por quatro blocos. Assista, abaixo, a íntegra em vídeo:

Confira abaixo no Minuto a Minuto do 4oito:

Detalhes da transmissão:

09:22

Debate encerrado. Repercussão completa na Som Maior e no 4oito. Na próxima sexta-feira a Som Maior promove o próximo debate da campanha, com os candidatos de Forquilhinha.

09:19

Sexta-feira, como lembra Adelor Lessa, que foi de lançamento do Toda Sexta.

09:19

Adelor Lessa está agora encerrando o debate da Som Maior.

09:19

"Peço que as pessoas pesquisem sobre o Arnaldo, o Alex, a Dalvânia, o Arnaldo e a Dalvânia juntos. Mas cuidem das fake news, é crime. A minha família, que segura as pontas, a minha esposa Aracelis e toda a família e a equipe que está apoiando. Içara apoia o nosso projeto. Um abraço", finaliza Alex Michels.

09:18

"Temos um jeito diferente de fazer política pública. Quando falamos em unir Içara, buscamos uma vice de um bairro mais afastado. Na prática temos muita consciência, muita responsabilidade no que estamos fazendo, queremos incluir as pessoas no processo político, independente de sigla partidária e viés ideológico. Todos dão ótimas ideias. Sou contra o dinheiro público em campanha, estou licenciado da Câmara, eu não precisaria, tenho respaldo legal, poderia estar lá como vereador mas não estaria atuando. O cidadão pagar imposto para eu não atuar? Sou contra".

09:17

Alex Michels: "Agradeço por esse espaço, é uma pena que a outra candidata do PP não esteja presente. Talvez esses doze anos fora, trabalhando em outros municípios, fez ela perder a sintonia com Içara".

09:16

"Agradecer ao trabalho de cada um. O nosso compromisso, a nossa vontade, a nossa determinação em Içara por esse município nos enche de orgulho de representar a nossa família, tenho certeza que a nossa família, bem como toda a família do MDB, dos partidos que nos apoiam, dos içarenses, não vão se envergonhar do nosso trabalho, faremos um belo trabalho por Içara. Um abraço no coração de todo içarense, que temos que respeitar, trabalhar e buscar fazer o melhor", finaliza Lodetti.

09:15

"Quero parabenizar e agradecer por esse espaço democrático, onde viemos debater ideias e projetos para Içara. Quero agradecer ao vice Da Rolt por todo o empenho dele nesse processo, queremos administrar Içara a partir de 2021. Agradeço também à minha família, minha esposa Jadna, meus filhos Rodrigo, Vanessa, Marília e João Felipe, minha neta Geovana, agradecer por todo o apoio nessa disputa".

09:14

Fala primeiro Arnaldo Lodetti Júnior (MDB).

09:14

Bloco de despedidas e considerações finais. Dois minutos para cada candidato.

09:13

Assista o debate, nos minutos finais, via YouTube e Facebook.

 

09:13

"Quero de público agradecer a compreensão de Alex Michels e Arnaldo Lodetti Júnior. Dalvânia Cardoso foi convidada, disse que não tinha intenção de participar, insistimos, participei até de reunião da coordenação de campanha, mas a posição dela foi irredutível, confirmou que não participará de debates na campanha. Os três foram convidados", reforça Adelor.

09:12

A Som Maior fez, na última semana, o primeiro debate dos candidatos a prefeito de Criciúma. "Faremos outros debates também", lembra Lessa.

09:12

"Quanto mais os candidatos tiverem espaço, melhor, o processo fica mais transparente", lembra Adelor Lessa.

09:11

Último bloco do debate começando agora.

09:09

Em seguida, as despedidas dos candidatos.

09:07

Bloco encerrado, o debate vai para o bloco final depois do intervalo.

09:06

Arnaldo: "O espaço, pequeno ou grande, a cidade tem que ter. Temos empresas que procuraram o Município e não puderam estar ali colocadas. Com uma legislação nova, trazendo o investidor, nós teremos a condição de Içara desenvolver muito a parte tecnológica e de softwares e assim por diante. Tenho muita convicção disso, que Içara será referência em tecnologia".

09:05

Alex: "Acredito que o candidato esteja equivocado sobre como é a condução da tecnologia e inovação. Não é preciso grandes estruturas. Em Criciúma um pavilhão de uma facção se transformou na Plurall Coworking. Temos ali um hub. A parte de inovação traz rendimento, é negócio verde, o baixo impacto na vida do cidadão. Na parte de criar um plano de atração para essas empresas, é uma realidade, temos uma ideia bacana de um Instituto de Tecnologia e Inovação em Içara".

09:04

Arnaldo: "A ideia é uma incubadora no Município, uma legislação atraente para as startups de tecnologia. Içara tem condição de buscar no incentivo à tecnologia riquezas, um parque tecnológico no Poço Oito, temos lá uma área de 550 mil metros quadrados, nas margens da BR-101, no fim da Via Expressa, ali um espaço para tecnologia seria muito interessante e produtivo. Temos em Içara empresas que fazem e discutem tecnologia, tenho certeza que ampliaremos e muito essas empresas. A tecnologia fará parte do próximo governo, mas tem que fazer parte da cidade, a cidade tem que trazer e incentivar que empresas tecnológicas cheguem em Içara. Buscando nos atualizar na questão de legislação, incentivar da melhor forma possível empresas que já estão e que poderão vir".

09:02

"O que o candidato faria para Içara entrar na rota da inovação e tecnologia?"

09:02

Agora, Alex Michels pergunta.

09:02

Alex: "Eu estava lembrando de um quadro de música que tens aqui, Adelor, eu como músico amador, a música ficou afastada, só na igreja toco de vez em quando no ministério, mas essa parte de inclusão cultural é tão importante quanto as outras, um povo sem cultura e sem identidade não reconhece o que pode ser feito para o futuro. Temos um novo desafio da cultura com o turismo, estão atrelados, eles farão a parte do próximo desenvolvimento de Içara".

09:01

Réplica de Arnaldo: "Temos que buscar que as etnias se envolvam, apesar de já termos grandes grupos folclóricos. Eu tenho certeza que com a ampliação da Cultura vamos buscar pontos de cultura nos bairros, levar cultura para o interior, lá na Boa Vista, na Esplanada, no Rio Acima, locais para o cidadão praticar a cultura. Essa é a ideia e a filosofia que queremos implantar".

09:00

Ele cita algumas pessoas, como a sua vice Bia Vargas, que representa a etnia negra. "O que precisamos realmente fazer, não parte só da estrutura. Ter um local, um espaço físico para serem feitas as ações, passa primeiro por um planejamento e união dessas etnias. De nada adianta ter um lindo espaço se não temos uma filosofia, um planejamento para que essas etnias se unam em prol de enaltecer Içara. Se as outras cidades sentem orgulho de Içara, o içarense tem que sentir orgulho também. Temos que valorizar o que é bom. A estrutura física pode ser no Centro ou junto ao Horto, mais de 30 hectares, o estudo de onde será cabe inclusive a todos os representantes das etnias, de dizer onde é o melhor local".

08:58

Alex responde.

08:58

"Temos pessoas incríveis na cultura, temos o coral de Içara, um coral sensacional de 50 anos que fez o ano passado um recital em homenagem aos 50 anos do coral, temos diversos corais, o polonês, o português, temos grupos folclóricos, as etnias de Içara, mas não temos um centro cultural. Na sua visão, Alex, o que deveríamos fazer?".

08:57

Arnaldo pergunta agora.

08:57

Tréplica de Alex: "É uma pena que a outra candidata do PP não esteja presente, enquanto professora universitária. Como uma professora não dá o exemplo para os seus alunos? Ensina mas não faz. Isso é uma pena. Justamente nessa linha de como Içara deve mexer a estrutura, como elencar as prioridades, nos últimos três anos eu estudei e convivi muito com o Conselho de Educação de Içara, ele vai norteando essas necessidades. Eu vi ali no Conselho todo o amor dessas professoras pelos alunos. É dessa maneiras que devemos tocar a cidade".

08:56

Arnaldo agora: "Temos que investir em melhorias das unidades, criar novas unidades escolares, Içara cresce na população, precisamos na região do Tereza Cristina, da Sanga Funda, criar novas escolas, melhorar essa condição, criar uma sede para o curso de qualificação para as os jovens e adultos e idosos que querem estudar. Precisamos criar o ensino de inglês já nas fases iniciais, temos do meio para a frente na fase do ensino inicial, mas precisamos ampliar essa condição de o nosso jovem estar melhor informado".

08:55

"Nós idealizamos um projeto, que já fizemos e pode ser ampliado e estendido, embora aqui ainda não seja a parte de executar propostas, mas uma ideia muito bacana é essa. Quando o jovem é preparado no ambiente escolar para a rua, o mercado de trabalho, entender que terá que trabalhar para ter o seu sustento, estamos preparando jovens mais conscientes. Eles também vão perguntar para os pais, querem comprar algo, mas eles não sabem o suor do trabalho. Quando ele tem isso no ambiente escolar, respeitando as regras do ECA, claro, ele começa a perceber que ao final do trabalho, parte é lucro, e a outra parte não vai poder gastar, terá que reinvestir. É uma ideia bacana. E outra ideia é a possibilidade de criar uma educação diferenciada para crianças de alto rendimento. Temos uma média de educação pois temos baixo, médio e alto rendimento. Se todos os três estão no mesmo local, o de baixo rendimento pode ser trabalhado no próprio ambiente, e o de alto rendimento acha a aula maçante, deixamos de especializar um indivíduo para o futuro".

08:53

Alex está respondendo.

08:53

"Nossa educação tem prêmios, Ideb sempre subindo, temos um trabalho bem feito pela Secretaria de Educação, e eu acredito que dá para melhorar ainda mais. Eu tenho como missão investir mais na educação. Alex, o que tu pretende fazer na educação para melhorar a qualidade do nosso ensino ainda mais?"

08:52

Agora, Arnaldo pergunta.

08:52

Arnaldo: "As parcerias são importantes. O IFSC fica perto, mas nem tudo que tem no IFSC nosso jovem precisa. Temos que buscar no mercado, na Librelato, Usipe, Farben, ver as necessidades de qualificação. O que o mercado precisa, temos que buscar esses cursos para preparar melhor o nosso jovem. Içara vai mudar nesse conceito, vai buscar fazer o jovem se preparar melhor para o mercado".

08:51

Alex tem réplica. "A educação do Município, o que é de gestão do Município é do primeiro ao nono ano. Nos anos em que os adolescentes começam a criar o senso crítico. Colocamos a Escola Empreendedora, nas disciplinas que já existem elas vão trabalhar na parte de Ciências, como se planta, na Matemática quanto custa uma semente, quanto venderam esse pé de alface e se tiveram lucro. As parcerias devem ser feitas. O IFSC para quem mora no PV é só atravessar o asfalto. O Senac está próximo no Cristo Rei. Essa parceria com todas as entidades é um bom papel para Içara".

08:50

"Até hoje o Município não se envolveu tanto com a profissionalização e a educação de jovens. Nós vamos buscar, de todas as formas, criar primeiro o Centro Especial de Educação de Jovens e Adultos. Depois vamos buscar junto ao Sistema S a formulação de convênios e de parcerias para nós trazermos para a cidade de Içara cursos técnicos, profissionalizantes, para o nosso jovem se preparar melhor para o mercado. A cidade é pujante, a mão de obra precisa de qualificação, temos um povo trabalhador, que gosta de trabalhar, mas precisamos perante às novas tecnologias buscar de uma forma bem eficiente criar espaços para o jovem se aprimorar na questão da profissão que escolher. Tem que se buscar e lá na frente trazer um núcleo do Sest, um núcleo do Senac, para que a cidade tenha a parceria, muito perto aqui temos a Satc, o IFSC, eu acredito que Içara já merece ter um centro tecnológico onde teremos a condição de criar espaços com as escolas da região de melhorar o aperfeiçoamento do nosso jovem".

08:48

Arnaldo começa a responder.

08:48

"Se existe uma coisa que Içara é referência, por conta dos funcionários, da faxineira, da merendeira, da auxiliar de sala, do professor, da professora, estendo meu abraço à secretária Gerusa Bolsoni, Içara só continua crescendo na educação. Arnaldo, como a gente pode preparar melhor os nossos jovens para o mercado de trabalho?"

08:47

Mais um bloco de candidato perguntando para candidato. Agora, Alex Michels pergunta primeiro.

08:47

É possível assistir o debate pelo YouTube e Facebook da Som Maior.

 

08:46

Adelor Lessa reforça informações sobre a ausência da candidata Dalvânia Cardoso.

08:45

Terceiro bloco começando em seguida.

08:45

Debate de Içara vai para o terceiro bloco. Confira abaixo um resumo de como foi o primeiro bloco:

 

08:41

Bloco encerrado. Depois do intervalo, mais duas rodadas de perguntas entre os candidatos.

08:41

Alex: "A coisa fica clara, o vice foi eleito como vereador, ficou três anos e meio como secretário e a pergunta é, porque não fez quando era secretário? Passou três anos e meio na secretaria e poderia ter feito muita coisa diferente. É isso que o cidadão tem que entender, aquela pessoa que já estava no Executivo, o vereador legisla, se o gestor, que era secretário da pasta, agora é vice e diz que fará, porque não fez?".

08:40

Arnaldo: "A agricultura é uma fonte grande de riqueza. A cidade tem que se comunicar com a agricultura. Temos que criar condições de dar assessoria, assistência, perto do agricultor com mais eficiência. Temos que criar a central de atendimento. A busca de novos plantios, novas culturas tem que ser constante. A cidade tem que estar buscando sempre novas culturas, culturas que o mercado está necessitando para oferecer para o nosso agricultor a possibilidade de aumentar a renda da propriedade. Temos o programa do jovem agricultor e a bolsa rural, para levar o agricultor a se aprimorar".

08:39

Alex responde: "Da Rolt já foi nosso companheiro, saiu para acompanhar a outra chapa. Temos que renovar a agroindústria, o nosso agricultor que nos ouve, do Campo Mãe Luzia, Rio Alegre, Rio Acima, Esplanada que pega parte da rizicultura, precisamos incrementar toda uma política que tem que ser avaliada, eles tem que ter envolvimento com o setor comercial e industrial da cidade. Precisamos unir o campo e a cidade para trazer inovação e tecnologia, e possibilidades de incremento na renda. Pluralizar, trazer novas culturas, quando entrarmos na eleição vamos falar como faremos. Dizer que vai fazer é fácil. É uma pena que a candidata do PP não está presente, se ela não vai dizer como vai fazer, como o cidadão vai apostar no plano de governo dela. Se ela não fez nas cidades onde passou, como vai fazer em Içara? Se o cidadão não sabe as propostas, como vai colocar a sua confiança na candidata? A agricultura é relevante, representa 20% da renda, tem que ser levado a sério, como estamos fazendo aqui."

08:37

"O nosso vice Da Rolt é da agricultura, faz um belo trabalho. Alex, qual seu plano para Içara?"

08:36

Agora, Arnaldo pergunta.

08:36

Arnaldo: "Temos que aumentar o quadro de agentes de saúde, elas interligam o cidadão e o sistema de saúde. Na minha visão as agentes de saúde serão uma função importante no nosso governo, onde teremos cada dia o diagnóstico de como está a saúde do nosso cidadão".

08:36

Alex: "Essa melhora ainda é pontual. Existem alguns casos em alguns bairros com filas. Eu quero enaltecer as agentes de saúde, que estão de sol a sol passando nas casas, levando as informações. Temos que voltar ao número quantitativo que tínhamos no passado, mesmo na nossa gestão, de 2017 a 2020, para que elas tenham possibilidade de atender melhor o cidadão, que possam fazer um pré-agendamento para os mais vulneráveis. A tecnologia por si não faz nada, mas munida de pessoas bem treinadas traz resultados".

08:35

Arnaldo: "Vamos implantar tecnologia para diminuir filas, tanto nos agendamentos quanto nas consultas, exames e cirurgias de alta e média complexidade, que não são responsabilidade do Município, mas o Município não pode mais virar as costas para isso, esperar que o cidadão fique até um ano esperando por uma cirurgia, para ter o seu exame. Não é possível o cidadão chegar num consultório, o médico pedir um exame e esse exame levar seis meses ou até um ano. O Município vai ter que buscar solução para isso, de que forma os técnicos da saúde terão que nos ajudar, mutirões para resolver essas cirurgias, esses exames, e eu também queria colocar de forma clara, a tecnologia vai servir para acabar com essa briga do agendamento, a cidade não pode ficar no passado, em pleno século 20 ter que buscar tecnologia para resolver essa situação. Cidadão indo 4h da manhã para fila, eu não concordo, o próprio prefeito Murialdo não concorda. Temos que resolver, consultas online para o cidadão ter a certeza que está sendo protegido pelo sistema de saúde de Içara".

08:33

"Uma das coisas que precisa melhorar muito é o agendamento para exames. As filas são grandes, já eram grandes em 2008, mas tinhamos o Rincão. Hoje temos 19 estratégias de saúde da família. Qual o seu plano para diminuir essas filas?".

08:32

Agora, Alex pergunta e Arnaldo responde.

08:32

Tréplica de Arnaldo: "Temos várias ações, parque tecnológico no Poço Oito, vamos buscar parceria. Um plano pós pandemia já no início do governo, incentivo voltado para pequena e média empresa já instalada em Içara. Desenvolver um Centro de Inovação em Içara, trazendo startups. A cidade precisa crescer com transparência, trabalho, dedicação, compromisso com Içara e essa forma de fazer a cidade continuar crescendo".

08:31

Réplica de Alex: "Os gestores já fazem. Temos inúmeras empresas investindo, por isso também a cidade cresce. Ficou muito vago de como será feito para que a gente não volte a práticas do passado. Todos os gestores, e você faz parte de quase todas as gestões, fizeram coisas boas. Não estou desdenhando. Mas a pergunta era clara, como seria feito para a gente não voltar a alguns erros do passado. Acredito muito que Içara tem essa veia empreendedora, o povo é aguerrido, o povo da agricultura é aguerrido, a mulher de Içara é empreendedora, o jovem respira negócios, inovação e tecnologia".

08:30

Arnaldo: "Tenho orgulho das gestões que participei. Todos os prefeitos deram a sua contribuição. O Heitor Valvassori, o Júlio Cechinel, o Bado Pacheco, o Zé Daltoé, o Gentil da Luz deu, e que o Murialdo e o Sandro vêm contribuindo também. Nós vamos sempre buscar melhorar, nos atualizar, fazer cada vez mais e sempre renovando ideias e ações para que o município continue sempre no crescimento que vem. Lógico que hoje nós temos a condição de ser uma cidade pujante pois foi feito muita coisa lá atrás, foi feito o distrito industrial, no governo do Heitor Valvassori. Nós daqui para frente vamos fazer a nossa parte com o Da Rolt, a agricultura, as pessoas que querem construir Içara, como Jayme Zanatta, Anselmo Freitas, como Zefiro Giassi, pessoas que querem vir fazer a pujança da nossa cidade. A cidade cresce a cada momento e eu tenho certeza que outros investidores virão, e temos que estar voltados para o crescimento e progresso de Içara. Não é olhando para trás que faremos a cidade".

08:28

"Esse desenvolvimento econômico, e quero agradecer aos empresários Anselmo Freitas da Cristalcopo, ao Zé Carlos da Librelato, ao Edmilson Zanatta da Farben, que nos deram sugestões para o nosso planejamento estratégico. Já que Içara cresce, o que fazer para Içara não voltar ao tempo da gestão que o senhor e a Dalvânia participaram juntos?"

08:27

Agora, Alex pergunta.

08:27

Tréplica de Alex. "Nós participamos desse governo que é realizador. Falamos que vamos mudar algumas coisas, ainda estamos em pré-campanha, mas é uma ideia, enquanto vereador a gente legisla. Tem coisas que devem ser melhoradas, na parte da execução também. Se a gente perguntar para quem mora no Presidente Vargas, eles vão colocar desconforto com uma obra de mobilidade que poderia ser melhor. É esse modelo que vamos colocar, que temos condição sim de tocar o governo à frente".

08:26

Réplica de Arnaldo. "Fico satisfeito com a avaliação, pois faço parte direta desse momento. Tenho orgulho de participar desse governo, fazendo bem para a cidade, crescer, sendo pujante, e tenho satisfação imensa em ter os companheiros que temos hoje, no governo, fazendo um trabalho magnífico pela cidade. A cidade de Içara vai crescer, terá a Avenida dos Trilhos, a continuação da Avenida até a chegada do condomínio Luiz Henrique, um condomínio que será o novo vetor de crescimento de Içara. Içara cresce a cada momento e com o próximo governo nós teremos a condição de fazer ainda mais".

08:24

"Em 2012 eu fui candidato a vereador, concorremos contra o atual prefeito. Essa leitura que fizemos em 2012, e depois disso em 2016 entender que deveríamos estar com esse projeto, é porque o projeto fez bem para a cidade. O prefeito com a gestão e nós na Câmara, aprovando os projetos importantes para a cidade, inclusive os de linhas de financiamento que passaram pavimentação, asfalto no interior, esse modelo dos últimos oito anos fez bem. Ele deve continuar em algumas coisas, explorar o potencial arrojado do gestor, mas tem alguns detalhes que precisamos melhorar. Por isso me coloquei agora para que eu possa incluir, uma pena que o MDB não entendeu que poderia continuar o projeto conosco, mas temos sim ideias boas para colocar para a cidade, vamos mudar algumas rotas para que Içara continue crescendo e referência para toda a região".

08:23

Alex responde.

08:23

"Alex, Içara está colhendo frutos de um belo trabalho de doze anos de governo do MDB. Doze anos que o MDB vem fazendo bem para Içara, está num pleno crescimento, uma administração exemplar com o prefeito Murialdo e o vice Sandro, onde temos índices crescentes a cada momento, cada dia maior. O que o senhor acha da administração do MDB nos últimos oito anos?"

08:22

Primeiro, Arnaldo pergunta.

08:22

Segundo bloco é de perguntas de candidato para candidato.

08:21

O debate conta com a transmissão via YouTube e Facebook da Som Maior.

08:21

Adelor Lessa de volta no ar.

08:20

Debate voltando para o segundo bloco. Ouça na Som Maior e assista pelo 4oito:

 

08:16

Agora, intervalo no debate. Em seguida o segundo bloco.

08:16

E este Alex Michels.

08:16

Este Arnaldinho Lodetti quando finalizado o primeiro bloco.

08:15

Alex Michels responde: "Essa é uma possibilidade que Içara já tem, a gente vê isso, a região coloca isso. Içara tem um povo trabalhador, gestores comprometidos, tem todo esse emaranhado, toda a região do contorno, temos Serra, mar, rodovia, trilho. Como transformar ideias em soluções, como a gente tira as ideias e coloca no papel para serem executadas? Isso é necessário um planejamento estratégico, não precisa de plano de governo, políticos tem plano de governo. Nós temos planejamento. A candidata do PP poderia dizer como as cidades por onde ela passou deixaram de crescer, por falta de planejamento estratégico. Içara precisa desenvolver a sua vocação, além da agricultura que representa 20% da receita, além do que temos de serviços, a parte da indústria e comércio. Içara descobrindo a sua vocação podemos com substituição tributária, diminuição de INSS, turismo, atrair empresas. A gente consegue desenvolver um plano com o BRDE, estive com o superintendente para entender como buscar recursos. De maneira simples, é desenvolver um plano para atrair empresas que achemos bacanas para Içara", finalizou.

08:13

Arthur Lessa pergunta: "Içara tem uma situação invejável para a maioria das cidades, o litoral ao lado, a BR-101 está em Içara, Içara tem ferrovia, tem um porto ao lado, em Imbituba, Içara tem o cenário perfeito para o desenvolvimento econômico. Muitas ideias surgem em Içara. Há criatividade na cidade e região. Mas ideias por ideias não tem resultados, o que falta para que ideias virem projetos, que virem negócios, e o que falta para Içara trazer grandes negócios e empresas, melhorando a economia da região?"

08:12

Arnaldo responde: "As cidades tem que vir para essa modalidade da tecnologia, usar tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Nós temos o nosso programa que vamos apresentar para a sociedade. Queremos que o cidadão tenha as informações e a cidade na palma da mão. A tecnologia vai servir para ter mais transparência, para que o cidadão tenha a condição de marcar e desmarcar. A tecnologia vai servir para os controles diários, precisamos ter controles eficientes em busca de a cidade ter mais receita, a tecnologia tem que servir para termos nossos eventos convocados pelo cidadão, para que o cidadão possa dar a opinião sobre obras, a cidade precisa ter uma relação grande com a tecnologia, na questão da segurança. Temos que usar a tecnologia para nos ajudar, será parte importante no próximo governo. Temos convicção de que na tecnologia a cidade vai evoluir, com a tecnologia a cidade vai construir cada vez mais benefícios".

08:10

Pity Búrigo pergunta: "Tecnologia, como o candidato pode se utilizar da tecnologia para aproximar o cidadão içarense dos serviços prestados, visto que algumas cidades de Santa Catarina já oferecem a resolução de burocracia de maneira online, matrículas em escolas, agendamento médico, certidões, etc".

08:10

"Sobre a folha, a gestão de 2012 pegou uma folha em torno de 53 a 54% da receita. E finalizou no ano passado, com comprovação pelo Portal da Transparência, com 48% de gastos. Uma das ideias que devem ser sempre colocadas é a gestão eficiente e, claro, quanto mais fizer isso melhor, sobre mais dinheiro para o cidadão".

08:09

"Temos que deixar claro o que é endividamento e o que são empréstimos para obras. Içara tem capital para empréstimos, tem um prefeito arrojado que fez isso e está pagando em dia as parcelas. O próximo prefeito de Içara já tem ali mais de R$ 13 milhões em empréstimos aprovados. Aquele que disser que não quer, que assine um termo de compromisso. Esses financiamentos feitos por Içara foram frutos de uma capacidade extraordinária de nossos líderes em buscar recursos. Muito diferente de 2008, quando finalizou uma gestão na qual Arnaldo e Dalvânia faziam parte, quando o prefeito vendeu as contas e usou os recursos para pagar a folha, causou improbidade administrativa".

08:08

Alex Michels responde.

08:08

Denis Luciano pergunta: "Um fator que pesa para os municípios é o seu endividamento, a curto, médio e longo prazo. Como está o endividamento de Içara visando o futuro? E mais, um fator que pesa nas despesas é a folha de pagamento. Qual o peso desse custo mensal do funcionalismo, se é possível reduzir a máquina pública e como está o endividamento".

08:07

Arnaldinho Lodetti responde. "Nós iniciamos de uma maneira mais forte a pensar no turismo de Içara, a cidade que é capital catarinense do mel, que tem muito turismo na agricultura para ser feito, turismo agrícola. Temos a Rota do Açoriano, um espaço onde podemos aproveitar o turismo em Içara. Além de nós imaginarmos que nosso município tem que ter a criação de pontos de turismo. Imaginamos que na região da Fazenda Guglielmi, nas margens da BR-101, um parque em parceria com empresas em PPP, traremos para ali um grande parque para trazer turistas para Içara, aproveitando todo o corredor da BR-101 onde tem uma mata atlântica preservada, de aproximadamente 250 hectares de mata virgem, e temos todo um espaço para explorar. Ali naquela área imaginamos incrementar nosso turismo, além de acentuar o turismo religioso, que nosso município tem com a vinda do santuário na região da Segunda Linha. É muito importante ter a distribuição do turismo ecológico, para visitações em nossos parques e produção de morango, parque de produção de tomates".

08:05

"Sobre turismo. Como os candidatos avaliam Içara neste setor e quais os projetos para o desenvolvimento do turismo".

08:05

As perguntas de jornalistas. Marciano Bortolin pergunta.

08:05

"O candidato Arnaldo já colocou as condições, aqui imagino que temos algumas das propostas, embora a vedação eleitoral não nos permite dizer como fazer, algumas ideias nós temos. Além da parte do asfalto, nós temos aqui uma possibilidade de discutir duas hipóteses. Fazendo transferência de impostos e gestão privada para ter em pouco tempo uma SC duplicada".

08:03

"Participo de entidades desde 2011, tudo de forma voluntária. Sou casado com Aracelis, pai do José Antônio e da Alicia, fui presidente da Câmara de Içara por dois anos, fui prefeito interino, ficha limpa e pela primeira vez pré-candidato a prefeito em Içara".

08:03

"O meu abraço à minha vice Bia Vargas que está aqui conosco".

08:03

Agora fala Alex Michels.

08:02

"A SC-445 já demanda de um estudo de viabilidade de transforma-la em uma grande avenida de integração de Içara, já iniciado pelo prefeito Murialdo Gastaldon, do qual fui secretário de Planejamento, e lá nos idos de 2018 buscamos consultas de viabilidade para transformar a SC em uma avenida de integração de Içara. A avenida tem que ser pensada para o futuro do nosso município, em virtude de que é por ali que passam 22 mil veículos e a cidade de Içara precisa utilizar aquela via, aquele espaço para trazer riqueza e progresso. Acreditamos que ela será uma grande avenida de turismo comercial e nós temos de dota-la de ciclovias, passeios, área de estacionamento, iluminação e se possível integrar o sistema de transporte coletivo ligando Içara até o Balneário Rincão por essa grande rodovia que teremos que fazer na próxima gestão".

08:01

"Bom dia ao meu vice Da Rolt que está em Içara trabalhando".

08:01

Dois minutos para Arnaldinho Lodetti.

08:01

A primeira pergunta: o que pode ser feito para descongestionar, resolver o gargalo na SC-445.

08:00

Içara cresce todo dia, cresce em índices muito acima da média da região da Amrec e do Estado. Cresce sob o ponto de vista econômico com empresas, negócios, geração de emprego e renda. Na rodovia SC-445, Rodovia Paulino Búrigo, temos dois atacarejos inaugurados há pouco, temos a maior unidade da Librelato, escritório central do Giassi, maior loja da rede Delupo em breve, comércio de Içara. A rodovia congestionada quase todo o tempo, e não vai demorar muito, vai trancar tudo. Isso pode comprometer o desenvolvimento de Içara.

07:59

Candidato Arnaldinho Lodetti, do MDB. Ele é o primeiro a responder.

07:59

Debate terá quatro blocos. Começa com a resposta da primeira pergunta a ser feita pelo coordenador do debate, jornalista Adelor Lessa.

07:59

A reunião com os representantes dos candidatos foi ontem.

 

07:58

As regras foram definidas e aprovadas por consenso pelos representantes dos candidatos.

07:57

O debate está começando.

07:57

"Temos três candidatos registrados para disputar a prefeitura de Içara, os três foram convidados, insistimos, conversamos muito, pessoalmente, por telefone e mensagem, mas a candidata Dalvânia Cardoso tem decisão de não participar de nenhum debate. Em virtude disso, o debate que faremos a partir de agora será com os candidatos Alex Michels e Arnaldinho Lodetti", reforça Adelor Lessa.

07:56

Em instantes o debate começa. Candidatos posicionados.

07:56

Mais um momento da orientação de Adelor Lessa aos candidatos, há pouco.

07:56

Lembrando que há pouco foi lançada a Toda Sexta, revista e jornal da Som Maior, que terá distribuição gratuita na cidade e região e tem acesso online liberado no 4oito. Leia!

07:52

Rápido intervalo, debate começa em seguida.

07:52

Arnaldinho é o número 1, define onde senta. Alex é o número 2, define onde senta também.

07:52

Alex Michels tira o seu número. Arnaldinho, idem.

07:51

Sorteio sendo feito agora.

07:51

A primeira rodada será de apresentação e de perguntas dos jornalistas e colunistas. As perguntas da Som Maior e 4oito serão feitas pelos jornalistas Marciano Bortolin, Denis Luciano, Pity Búrigo e Arthur Lessa.

07:50

Arnaldinho Lodetti e Alex Michels observando as orientações de Adelor Lessa.

07:50

Sorteio será feito agora.

07:49

Os candidatos já no estúdio.

07:49

"Ela reafirmou que tem decisão tomada de não participar de debates nessa campanha eleitoral", informou Adelor.

07:49

Adelor Lessa esclarece sobre a ausência da candidata Dalvânia Cardoso (PP).

07:48

Adelor Lessa está abrindo o debate!

07:48

Antes houve a apresentação do Toda Sexta, o jornal/revista da Som Maior e do 4oito que já está circulando.

07:47

Candidatos já no estúdio, o debate vai começar em seguida.

07:38

A novidade é o Toda Sexta, a revista e jornal semanal que entra em circulação nesta sexta.

07:32

Antes, Adelor Lessa vai anunciar uma novidade. Confira na Som Maior agora.

07:32

As placas identificando os dois candidatos que estarão presentes. 

07:31

Jornalista Adelor Lessa na condução do debate em seguida. 

07:29

O debate começa em seguida. 

07:27

A candidata Dalvânia Cardoso (PP) foi convidada mas optou por não participar do debate.

07:26

Arnaldinho conversando com Cardial antes do debate.

07:26

O debate começa em seguida com a mediação do jornalista Adelor Lessa.

07:26

Ele está acompanhado do empresário Joelson Cardoso, o Cardial, que era cotado pelo PDT para vice. Ele participa da coordenação da campanha.

07:25

Arnaldinho Lodetti chegou em seguida.

07:25

Com ele, a vice Beatriz Vargas.

07:25

Alex Michels foi o primeiro a chegar na sede da Som Maior.

07:25

O PP concorre com Dalvânia Cardoso para prefeita e Jandir Soratto para vice.

07:25

O PSD tem como candidato a prefeito o vereador Alex Michels. Para vice na chapa, Beatriz Vargas, do PSB.

07:24

Pelo MDB, partido do atual prefeito, concorre Arnaldo Lodetti Júnior, o Arnaldinho Lodetti. O vice dele é Valdelir Da Rolt, do PSDB.

07:24

Trata-se do primeiro encontro entre os concorrentes à sucessão do prefeito Murialdo Gastaldon (MDB).

07:24

Bom dia! Eu sou o jornalista Denis Luciano e vamos apresentar, no Minuto a Minuto do 4oito, o debate dos candidatos a prefeito de Içara.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito