A Prefeitura de Criciúma virou alvo frequente do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Foram cinco operações realizadas pelo Gaeco na prefeitura nos últimos 11 dias.
Na manhã desta terça-feira (10), o Gaeco deflagrou duas operações simultâneas no Paço Municipal. Todas elas tem ligação com os mandatos do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. A força-tarefa também cumpriu mandados de busca na casa do ex-prefeito.
LEIA MAIS
- Gaeco mira endereço do ex-prefeito Salvaro em operação contra corrupção
- Com 36 mandados, Gaeco mira contratos da Prefeitura de Criciúma
Operações do Gaeco no Paço Municipal em 2026
Operação Aurantium
A primeira operação deste curto intervalo foi a Operação Aurantium, deflagrada no dia 30 de janeiro. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, na investigação que apurou supostas irregularidades em uma licitação realizada pelo município em 2023, para a concessão de uso de um espaço público em uma praça municipal.
Segundo a administração municipal, toda a documentação solicitada foi fornecida. As evidências serão analisadas pelo Gaeco para prosseguimento das diligências.
Operação Ubiquidade
Na última quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o grupo bateu novamente na porta da Prefeitura de Criciúma. O esquema supostamente envolvia contratos fraudulentos, pagamento de propina e empresas de fachada.
Dessa vez, a investigação apurou informações sobre um servidor comissionado da prefeitura e diretores de uma instituição de ensino da região entre 2021 e 2024.
Entre os investigados estava o vereador de Criciúma, Aldinei Potelecki (Republicanos), que foi diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, no mandato do prefeito Clésio Salvaro.
Após a operação, o vereador se posicionou em um vídeo nas redes sociais. "Quem me conhece sabe que eu enfrento cada dia trabalhando, sempre do jeito que faço, com compromisso e com dedicação, mantendo sempre a fé, o equilíbrio e a responsabilidade”, afirmou.
Operação Control C (Fase II)
No dia 6 de fevereiro, o Gaeco deflagrou a segunda fase da Operação Control C, em seis cidades do estado. Nela, a investigação apura fraudes em licitações e crimes contra a administração pública. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Criciúma, Araranguá, Tubarão, Sangão, Florianópolis e São José.
A diligência apura a existência de um grupo que atuaria dentro de uma empresa fornecedora de licenças de uso de software, contratada por diversos municípios catarinenses por meio de licitações supostamente fraudulentas.
Operação Varredura
Na manhã desta terça-feira (10), o Gaeco cumpriu a Operação Varredura. Ela apura um suposto esquema de irregularidades em licitações e contratos ligados aos serviços de limpeza urbana do município. Nesta fase, são cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e no Paraná.
As diligências ocorrem nas cidades de Criciúma, Balneário Rincão e Forquilhinha, além de Curitiba. As investigações indicam a participação de agentes públicos e empresários, com indícios de direcionamento de licitações e favorecimento de empresas específicas.
A ação cumpriu mandados em desfavor do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Operação Skyfall
Juntamente com a Operação Varredura, o Gaeco deflagrou, simultaneamente, a Operação Skyfall, que cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Sul de SC, nas cidades de Criciúma, Nova Veneza e Balneário Rincão.
O foco da investigação são contratos municipais que teriam beneficiado empresas dos setores de tecnologia, geoprocessamento, cartografia e engenharia de sistemas. As investigações indicam que agentes públicos e empresas privadas teriam atuado de forma conjunta para direcionar contratações.
Conforme apurado, um agente público teria participado de empresa contratada pelo município de forma oculta, mesmo ciente da proibição legal, além de autorizar práticas para garantir a contratação e a prorrogação de contratos.
A redação do Portal 4oito tentou contato com a defesa do ex-prefeito Clésio Salvaro, mas não obteve sucesso até a publicação desta reportagem.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!