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Secretaria Municipal de Educação apresenta boa prática em gestão escolar voltada para resultados 

O projeto “Gestão voltada para resultados: Implementação da Lei Municipal   Nº 8.056/2021” foi apresentado no 7º Fórum TCE de Educação, em Joinville

Por Redação Criciúma, 09/05/2025 - 17:00
Foto: Arquivo/Educação
Foto: Arquivo/Educação

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A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma foi selecionada para apresentar um projeto de gestão escolar voltada para resultados no 7º Fórum TCE de Educação – Gestão e Boas Práticas, em Joinville. Dos 119 trabalhos inscritos, somente 30 foram selecionados para apresentação.

O projeto “Gestão voltada para resultados: Implementação da Lei Municipal   Nº 8.056/2021” foi apresentado esta semana pela coordenadora de indicadores educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala. A Lei institui, desde 2021, o pagamento de bônus por resultados na educação a partir de indicadores educacionais previamente definidos. O pagamento do valor adicional aos professores corresponde ao salário-base.

“Essa política não trata apenas de reconhecer e premiar os professores, mas leva como propósito principal estimular melhorias concretas na gestão educacional e na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino”, declara o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

Lei Municipal Nº 8.056/2021

O modelo, estruturado a partir da meritocracia, visa alinhar os esforços individuais dos servidores às metas institucionais da Secretaria Municipal de Educação. “O objetivo é reconhecer quem entrega resultados, estimular o compromisso com a aprendizagem e qualificar cada vez mais o ensino oferecido aos nossos estudantes”, explica a secretária de educação, Geovana Zanette.

O processo de avaliação envolve quatro dimensões: pedagógica, administrativa, democrática e financeira. Por meio da Avaliação de Desempenho da Unidade Escolar (ADUE) e da Avaliação de Desempenho Individual (ADI), gestores, professores e demais servidores são analisados de forma específica.

O desempenho dos alunos nas provas externas, como o Índice de Educação Básica (IDEB), também influencia diretamente na bonificação. As escolas recebem visitas avaliativas ao longo do ano e os indicadores são registrados e acompanhados de forma contínua. 

De acordo com a coordenadora de indicadores educacionais, essa política valoriza o desempenho, reconhece o trabalho dos profissionais e fortalece a gestão escolar voltada para resultados. “Participar do 7º Fórum TCE Educação e compartilhar a experiência de Criciúma foi uma oportunidade ímpar de inspirar outras redes de ensino”, declara Gislene.

7º Fórum TCE de Educação – Gestão e Boas Práticas

Promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, o Fórum de boas práticas e gestão na Educação visa disseminar ideias de sucesso e promover debates sobre temas prioritários na área da Educação. 

O evento recebeu a inscrição de 119 projetos, porém somente 30 foram selecionados para serem apresentação em painéis durante o Fórum. Uma das iniciativas selecionadas para debate é de autoria da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma. 

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