A solução para o trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça, será apresentada pelo Ministério dos Transportes na segunda quinzena de agosto. A informação foi confirmada pelo senador Esperidião Amin (PP) em entrevista nesta sexta-feira (18), ao Programa Adelor Lessa, e representa um avanço nas tratativas para resolver um dos pontos mais críticos da principal rodovia federal em Santa Catarina.
Segundo o parlamentar, o governo federal deverá indicar, entre as opções já debatidas, qual será a alternativa adotada: dois túneis, um novo contorno rodoviário ou a readequação do traçado atual com intervenções complementares. “A segunda quinzena de agosto será dedicada à resposta definitiva do Ministério dos Transportes. E a partir daí teremos mais 90 dias, prorrogáveis por 30, para ajustes junto ao TCU, com o objetivo de termos uma solução completa até o fim do ano”, afirmou Amin.
O anúncio é resultado de reuniões realizadas nesta semana com a participação de representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Fórum Parlamentar Catarinense e de lideranças do setor.
A obra no Morro dos Cavalos está inserida em um pacote de 251 intervenções previstas para a chamada “otimização” da BR-101 Norte, mas, de acordo com Amin, será tratada como prioridade isolada devido à sua complexidade, alto custo e impacto direto no tráfego.
Ouça na íntegra a entrevista completa com o senador Esperidião Amin: