A audiência pública realizada em Jaguaruna nessa quinta-feira (17) consolidou um movimento regional contra os impactos provocados pelo atual plano de manejo da APA da Baleia Franca, e fez com que o movimento ganhasse mais força. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional e agilizar o processo de mudança na lei, que visa revisar os litimes da linha da APA.
Conforme o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, o encontro serviu para dar ainda mais força aos projetos que tramitam na Câmara e no Senado, com o objetivo de alterar o plano de manejo, que, segundo o prefeito, há limitações severas à população sem diálogo nem revisão por parte do ICMBio. "Acho que agora sim, vamos conseguir acelerar o processo", destacou.
A tramitação dos projetos seguirá em duas frentes: um apresentado pelo senador Esperidião Amin no Senado Federal, e outro de autoria da deputada Geovania de Sá, que tramita na Câmara. "É uma competição positiva. Quem chegar primeiro, chega na outra casa. E na outra casa, nós já teremos ganho em alguns passos", destacou Amin em entrevista à Rádio Som Maior nesta sexta-feira (18).
Para o senador, a audiência foi representativa e bem documentada, que poderá substituir outras futuras em termos de embasamento técnico. Ele lembrou ainda, que o plano de manejo da APA, de 2018, é o principal causador de conflitos atuais. "Não foi a criação da APA, foi a forma de desenhar o funcionamento, o metabolismo dela que criou esse problema social de casa de quem já morava lá", comentou Amin.
Ouça na íntegra a entrevista completa com o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva:
Ouça na íntegra a entrevista completa com o senador Esperidião Amin: