Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC inicia tratativas para receber investimentos da Shein no Brasil

Gigante chinesa pretende se tornar uma grande produtora local
Por Redação Criciúma, SC, 30/04/2023 - 19:46
Foto: Roelton Maciel /SEF
Foto: Roelton Maciel /SEF

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a notícia de que a SHEIN tem planos de realizar grandes investimentos no Brasil, Santa Catarina entrou oficialmente na disputa para receber uma boa fatia dos investimentos e novos negócios da empresa chinesa. Há pelo menos 20 dias, o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais do Planejamento e da Fazenda, vem conversando com a companhia. No fim da tarde desta sexta-feira (28) o Governo do Estado recebeu duas executivas da SHEIN no Centro Administrativo.

Considerada um dos maiores portais de compras internacionais da indústria da moda, a gigante chinesa pretende se tornar uma grande produtora local e, a partir da produção no Brasil, expandir suas vendas na América Latina e América do Norte – os planos foram anunciados na semana passada pela própria companhia, o que desencadeou a corrida dos Estados pela atração destes investimentos.

A meta é ousada: até o final de 2026, a SHEIN pretende que 85% das vendas do grupo em todo o Continente Americano ocorram a partir da produção brasileira. Para alcançar o objetivo, a empresa anunciou um investimento de R$750 milhões no país, o que deve gerar cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos em 3 anos.

“A SHEIN pretende contratar cerca de 2 mil empresas dos setores têxtil e calçadista do país, o que coloca Santa Catarina como uma das principais opções: temos mais de 27 mil empresas do segmento ativas no Estado, conforme dados da Jucesc. Vamos unir esforços para atrair boa parte destes investimentos para cá”, afirma o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.

Segundo o secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, “não se trata de gerar concorrência desleal ou prejudicar a indústria local. Pelo contrário: o projeto incentiva a produção catarinense, gera empregos, renda e trará desenvolvimento econômico e tecnológico para Santa Catarina.”

“A indústria têxtil catarinense é destaque nacional e temos grandes pólos de confecções, cama, mesa, banho e calçados. Atendemos vários dos pré-requisitos procurados pela SHEIN e acreditamos que a concretização deste projeto deixará um importante legado para o setor, com transferência de tecnologia e qualificação da mão-de-obra”, observa o diretor da Fazenda, Renato Lacerda, que é responsável pela atração de investimentos.

Foto: Roelton Maciel /SEF

“A possível parceria com a empresa SHEIN é de grande relevância para nosso Estado, já que a expectativa é a geração de 100 mil empregos diretos e indiretos. O governador Jorginho Mello incentiva a competitividade de Santa Catarina ao garantir recursos e também segurança jurídica aos novos negócios, trazendo assim ainda mais oportunidades aos setores da indústria, comércio e serviço catarinense”, destaca o secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Jonianderson Menezes.

A SHEIN já começou a contratar no país, com mais de 100 vagas anunciadas num site de relacionamentos de negócios.

Além das equipes das secretarias estaduais do Planejamento e da Fazenda, participaram da reunião no Centro Administrativo os secretários Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Juliano Froehner (Articulação Internacional).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito