Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Saiba como se prevenir e agir em casos de incêndio doméstico

Problemas pequenos podem causar grandes prejuízos
Por Vitor Ávila Criciúma, 14/04/2024 - 14:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Incêndios domésticos muitas vezes começam por problemas simples, mas têm potencial para causar grandes prejuízos. Alguns cuidados podem ser adotados para evitá-los e, quando ocorrem, é preciso agir da forma correta para evitar que se propaguem.

Em entrevista ao programa Cá Entre Nós, da Rádio Som Maior, o bombeiro voluntário e CEO da Optimus Fire, Anderson Maia, explicou casos comuns que geram esses acidentes e como fazer para evitá-los, assim como dicas para abafar o fogo de forma correta.

Segundo ele, existem duas áreas que são as maiores fontes de incêndios domésticos. “A mais comum é a parte elétrica. Quando a fiação da casa é muito antiga, ela não suporta os dispositivos mais novos e pode causar uma sobrecarga, e também o uso de muitos aparelhos na mesma tomada. A área do fogão é outra. Acidentes com óleo de cozinha e vazamentos de gás são comuns no dia a dia”, ressaltou.

O uso de carregadores paralelos também podem causar princípios de incêndio . “Quando a pessoa usa um aparelho sem certificação, está sujeita ao risco de danos por variação de energia ou superaquecimento, então é sempre bom lembrar da frase antiga: o barato às vezes sai caro”, ressaltou Maia.

Para a prevenção na parte elétrica, o bombeiro recomenda uma revisão na fiação da casa, ficar atento a aparelhos, cheiro de queimado e, fazer a limpeza dos eletrodomésticos, pois o acúmulo de sujeira pode contribuir para um superaquecimento. Além disso, o profissional sugere tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo usados.

Já na parte do fogão, a recomendação de Maia é conferir a válvula e a mangueira do botijão de gás, pois esses têm validade de cinco anos e, muitas vezes, as pessoas esquecem de efetuar a troca.

Como apagar o fogo de forma correta

Em relação à parte elétrica existe um forte alerta.“Quando a gente pensa em apagar o fogo, o comum é pensar na água. Mas no ambiente doméstico nós temos alguns riscos. É preciso tomar cuidado. Se o aparelho estiver ligado na energia, o uso de água não é recomendado, pois pode causar um acidente relacionado a um choque elétrico”, frisou Maia.

Para tentar apagar o fogo na cozinha, existem alguns meios corretos. Não se deve jogar água em líquidos inflamáveis como o óleo de cozinha, pois, em vez de apagar o fogo, as chamas se espalham. O correto, portanto, é abafar o princípio de incêndio com o uso de uma tampa ou um pano de prato molhado.

Em caso de incêndio, é preciso chamar o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito