Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Rogério Feller comenta resultado da eleição da Coopera: “não me surpreendo”

Em entrevista, ele falou sobre a campanha e os desdobramentos políticos
Por Renan Medeiros 29/01/2024 - 13:39 Atualizado em 29/01/2024 - 13:51
Foto: Renan Medeiros/4oito
Foto: Renan Medeiros/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O futuro presidente da Coopera, Rogério Feller, disse já esperar uma vitória com certa folga na eleição da cooperativa. Nesse sábado (27), ele foi eleito com cerca de 63% dos votos totais. Nas três cidades onde houve votações, Feller, líder da chapa 1, esteve à frente de Ricardo Ximenes, candidato à presidência pela chapa 2.

O vencedor esteve na manhã desta segunda-feira na rádio Som Maior, onde concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa. Ouça a entrevista completa (o texto continua a seguir):

O que disse Rogério Feller

Avaliação da campanha

Nós trabalhamos a campanha nossa toda em cima de propostas. Eu já venho trabalhando desde o ano passado, com reuniões, eventos, festas, esse é o processo eleitoral da cooperativa, e nós sempre apresentando propostas, sempre falando do trabalho que nós desenvolvemos ao longo dos 20 anos. Pela aprovação que nós tínhamos, evidentemente que nós tínhamos que apresentar propostas para os próximos quatro anos e pedir o voto, porque era tranquilo de pedir o voto, o trabalho estava, era visto, era palpável.

Avaliação do resultado

Eu não me surpreendo com o resultado, não me surpreendo. Nós tínhamos pesquisa e as pesquisas praticamente bateram 100%. Teve um diferencial nas pesquisas a nosso favor em Forquilhinha, onde a eleição parecia mais equilibrada, mas nós sabíamos do trabalho que estava sendo feito pela nossa coordenação, pelas nossas lideranças. Poderia haver uma surpresa, e teve a surpresa positiva, porque o nosso associado foi às urnas de maneira democrática e ordeira. Não houve nenhum problema no processo eleitoral da Coopera no sábado.

Motivos para a vitória

O nosso, eu acho que o grande diferencial nosso foi as propostas. Nós não atacamos. Falo da minha pessoa. Eu fiz a minha campanha apresentando propostas. Fizeram muitas acusações, todas infundadas. Atacaram famílias. O povo aqui da região, aqui de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, é um povo muito família, e os ataques foram muito duros. Então as pessoas entenderam que não é dessa maneira que se faz uma campanha. Em alguns momentos, o nosso chefe do executivo municipal (referindo-se ao prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho), eu acredito que ele estava um tanto quanto desequilibrado nas suas colocações, na forma de falar dos gestores da Coopera. Acho que tudo isso contribuiu para que o resultado viesse, e viesse dessa maneira avassaladora como veio.

A gestão da Coopera e a política partidária

Sempre todas as composições do Conselho de Administração, Conselho Fiscal da Coopera e das demais 21 cooperativas de eletrificação, sempre existe a participação de siglas partidárias na composição da chapa. Isso é fato. O que nós sempre fizemos e vamos continuar fazendo é assim: a partir do momento em que é eleito, essas pessoas vão para dentro da Coopera e a bandeira partidária fica lá fora. Dentro da Coopera, é a bandeira do cooperativismo. É dessa maneira que sempre trabalhamos. Era assim com Cali (Carlos Alberto Arns), com o Walmir (Rampinelli, atual presidente) foi assim e não vai ser diferente na minha gestão.

Impacto na eleição municipal em Forquilhinha

Todas essas lideranças que estavam dispersas, elas se uniram. A oposição ao prefeito em Forquilhinha, que estavam dispersas, se uniram para essa eleição da Coopera. E o resultado veio e veio de maneira bastante contundente. Então, como esse processo para a eleição municipal vai evoluir nesses próximos meses, tem que aguardar. As pessoas querem fazer uma disputa, mas precisam de alguém que assuma essa liderança para que seja o candidato que vai unir, que vai aglutinar todas essas lideranças em cima de um pleito eleitoral. Tem um desdobramento nos próximos meses bastante interessante. Já lá no sábado houve algumas iniciativas de indicar candidatos. Enfim, vamos aguardar.

Walmir Rampinelli candidato a prefeito?

Como eu tenho dito, falaram muito lá no presidente Walmir. O Walmir é um empresário de sucesso. O Walmir é um cooperativista de oito mandatos, oito anos à frente da Coopera. Esteve à frente da Fecoerusc, que é a Federação das Cooperativas do Estado de Santa Catarina. Participa lá na Infracoop, em Brasília. Ele é uma liderança do cooperativismo. Daqui a pouco ele pode também ser uma grande liderança no setor público. No sábado lá tudo era comemoração, era uma energia muito boa. A partir dessa semana, mais serenos, mais tranquilos. As conversas com certeza serão mais proveitosas.

Relação da Coopera com a Prefeitura de Forquilhinha

A relação vai ser tranquila. Nós temos hoje um convênio de iluminação pública com a prefeitura. Onde a Coopera entra com a mão de obra e a prefeitura entra com material. Nós queremos, obviamente, atender muitos pedidos de associados. De ampliar a iluminação pública no município. De trocar muitas lâmpadas, que hoje são lâmpadas normais, por lâmpadas de LED. Eu acredito que esse processo vai ser conduzido de maneira tranquila, até porque o CNPJ da cooperativa e o CNPJ da prefeitura são coisas bem diferentes do que CPF de A e de B. Da minha parte, eu vou conduzir da melhor maneira possível, como sempre foi conduzido. A Coopera sempre foi parceira da cooperativa de Forquilhinha, da cooperativa de Maracajá, da cooperativa de Criciúma e de Nova Veneza.

Mensagem de Ricardo Ximenes após a eleição

Ele mandou uma mensagem por WhatsApp, parabenizando, e eu também respondi a ele, agradecendo. O processo eleitoral passou, nós saímos vencedores. Claro que houve acusações bastante pesadas, mas o processo passou. Agora nós temos que pensar no bem da nossa cidade, no bem da nossa região, no bem do cooperativismo.

Mudança no sistema de transparência da Coopera?

Nós temos um projeto há mais de dez anos, que é nós irmos ao encontro do cooperado na sua localidade, na sua região. Que é o Coopera em Comunidade. Isso nós vamos continuar fazendo, divulgando. Nós vamos fazer as divulgações como sempre fizemos no Momento Coopera, que nós temos um espaço semanal que a gente chama de Momento Coopera, onde a gente leva a informação para o Cooperado. Nós temos o nosso site, onde divulgamos tudo. Obviamente que a gente pode melhorar algumas informações, a forma de demonstrar isso para o cooperado. Então é um processo que ele já vem a longo tempo. Nós implantamos isso há mais de dez anos lá dentro da cooperativa. Claro, sempre é possível aprimorar. Sempre é possível.

Próximos anos na gestão

Nós vamos fazer sempre um trabalho transparente, um trabalho de gestão, um trabalho voltado para o Cooperado. E a Coopera tem um bom caminho pela frente aí para trilhar e nós vamos conduzir da melhor maneira possível.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito