Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Plenário: MDB ainda com esperanças de ter Carlos Moisés

Partido confirmou as prévias para o dia 19, e segue contando com a pré-candidatura do prefeito Antídio Lunelli
Por Letícia Ortolan Florianópolis - SC, 03/02/2022 - 10:50 Atualizado em 03/02/2022 - 11:39
Celso Maldaner e Antídio Lunelli / Foto: Divulgação
Celso Maldaner e Antídio Lunelli / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Portas fechadas no MDB para o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, disputar candidatura nas eleições. Esse é o entendimento passado no cenário político, após o presidente estadual da sigla, Celso Maldaner, assinar a resolução de regramento das prévias na última quarta-feira, 2. A escolha da candidatura majoritária será realizada no dia 19 de fevereiro e as inscrições da disputa podem ser feitas até dia 10.

O atual governador do Estado já anunciou que sua decisão de aliança será feita apenas em março. Além disso, entre as regras do MDB para se candidatar pelo partido, está a obrigação de filiação com o partido há pelo menos seis meses. Questionado no quadro Plenário, exibido no Programa Adelor Lessa nesta quinta-feira, 03, sobre o que mudou na avaliação, já que Moisés estava “namorando” com o partido, Maldaner afirmou que é uma decisão em respeito à base partidária.

“Eu consultei 291 presidentes do MDB municipal. Do dia 17 até o dia 28 de janeiro, passei pelas 36 regionais do MDB, apenas quatro municípios se ausentaram por questão legal da Comissão Provisória, que representa 1%. Ao todo, 79% me pediu que o candidato seja um dos três pré-candidatos da sigla”, disse Maldaner se referindo ao seu próprio nome, ao senador Dário Berger e ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

No entanto, o MDB tem encontro marcado com Moisés na bancada estadual nesta tarde e Maldaner alegou que não está totalmente descartada a possibilidade do governador entrar no partido caso as regras sejam discutidas internamente para uma flexibilidade. De acordo com a leitura de Lessa e Boshci,  trata-se de uma tática a fim pressionar o gestor estadual, uma vez que a sigla já possui seus próprios nomes para a candidatura mas não é o desejo de levar adiante. 

MDB e a presidência da República

Segundo Maldaner, o MDB é um partido conservador e de centro, portanto os "burburinhos" de que apoiará Luiz Inácio da Silva (Lula), não são verdadeiros. “O MDB é um partido de centro, não é centro-esquerda e nem centro-direita", disse o presidente estadual.

O nome apoiado pelo partido será o da senadora Simone Tebet, que foi lançada oficialmente como pré-candidata ao Governo Federal pelo MDB em dezembro de 2021. A parlamentar natural de Mato Grosso do Sul, estará em Santa Catarina nos próximos dias. “Ela é advogada, professora e não tem rejeição do público”, acrescentou Celso Maldaner. 

Ouça o Plenário com Celso Maldader abaixo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito