Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Morro dos Cavalos: 'Dia D' acontece nesta quarta-feira (AUDIO)

A definição da obra acontecerá em Brasília

Por Sophia Rabelo 29/08/2025 - 10:26 Atualizado há 14 segundos
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A decisão para o futuro das obras no Morro dos Cavalos, em Palhoça, acontecerá nesta quarta-feira (03). O senador Esperidião Amin (PP), em entrevista à Rádio Som Maior, no Programa Adelor Lessa, destacou a data como o “dia D” para a definição do projeto durante audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília.

Segundo Amin, o encontro reunirá o governador Jorginho Mello e o Fórum Parlamentar Catarinense, quando será entregue oficialmente o projeto do contorno. Na ocasião, o governo federal deve bater o martelo sobre o modelo a ser adotado, dois túneis, um túnel ou outra alternativa. "Se ele ( ministro dos Transportes), quiser fazer dois túneis, se ele quiser adotar um projeto alternativo, a não ser que seja um absurdo, eu voto com ele, porque quem vai dar a solução é ele e a solução vai passar, já se sabe, não por dinheiro do orçamento da União”, afirmou o senador.

De acordo com Amin, a tendência é pela construção de dois túneis, com a execução da obra ficando sob responsabilidade da concessionária CCR (atual Motiva), que administra o trecho sul da BR-101. Nesse caso, o Morro dos Cavalos passaria da concessão do trecho norte para o trecho sul, onde se tornaria a principal obra da concessionária.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já sinalizou que pode autenticar a transferência, desde que haja consenso político em torno do pedido. “Eu quero a unanimidade do pedido. A nossa disposição é atender, se for unânime, a transferência dessa responsabilidade dos Cavalos. Não é para não fazer, é para fazer com absoluta prioridade”, ressaltou o senador ao citar posicionamento do presidente do TCU.

Ouça o senador Esperidião Amin (PP), em entrevista à Rádio Som Maior:
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito