No Programa Especial Adelor Lessa, transmitido nesta sexta-feira (29) diretamente de Orleans, a cidade comemorou seus 112 anos de fundação. Conhecida como “Capital da Cultura”, Orleans também carrega títulos históricos como cidade que foi dote do casamento da princesa Isabel, além de ser referência em indústria, cerveja premiada, museu ao ar livre e pelo famoso paredão do Zé Diabo.
Durante a edição, Orleans foi destacada pela sua história, organização e limpeza urbana. O prefeito Fernando Cruzetta participou do programa e anunciou a criação de um parque ecológico, que será construído no espaço utilizado para a festa de aniversário.“A proposta é oferecer lazer, trilhas e áreas de convivência para as famílias”, afirmou o prefeito. A programação comemorativa começou hoje e segue até domingo (31), com atrações culturais, esportivas e gastronômicas que reforçam o papel da cidade como polo cultural e turístico do Sul catarinense. Outro destaque do programa foi o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que atende 90% da rede coletora de Orleans e garante 100% de tratamento de esgoto um índice considerado referência em Santa Catarina.
Na economia, a cidade mantém equilíbrio entre indústria e agricultura, com o agronegócio representando 35% da arrecadação municipal. Com 545 km² de extensão territorial, Orleans aposta na diversificação agrícola e na recuperação de estradas para garantir o escoamento da produção. Há previsões que, será implementado o programa, que prevê incentivos fiscais diretamente ao agricultor, fortalecendo também o comércio local. “Um comércio forte depende de uma indústria forte e de um agronegócio forte”, reforçou Cruzetta, ao destacar o papel do campo na sustentação da economia do município.
Ouça na íntegra o Programa Adelor Lessa: