Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Minha luta mais importante será corresponder às esperanças de um povo sofrido", diz Lula em discurso

O presidente fez a sua primeira fala no Congresso Nacional neste domingo
Por Gabriel Mendes Brasília, DF, 01/01/2023 - 16:59 Atualizado em 01/01/2023 - 22:11
Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o seu primeiro discurso no Congresso Nacional após ser empossado neste domingo (1). Com cânticos de seus apoiadores, ele leu um documento onde falou sobre metas, democracia, plano para o seu governo e fez algumas críticas ao seu antecessor.

Eleito pela terceira vez como presidente do Brasil, Lula fez questão de falar que a democracia foi “a grande vitoriosa”. “Superou a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu. Sob os ventos da redemocratização dizíamos: ditadura nunca mais, depois do terrível desafio que superamos devemos dizer: democracia para sempre”, disse.

Dentre as coisas que Lula citou no discurso, estão: meta de alcançar desmatamento zero, emissão zero de gases do efeito estufa, retomada do minha casa minha vida, ainda citou a criação do Ministério da Promoção da Igualdade Racial, revogação de decretos que ampliam e voltando a ser instituído o Ministério das Mulheres e o Ministério da Cultura.

Lula ainda comentou sobre como o governo Bolsonaro lidou com a pandemia de covid-19. “Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente a população quanto o Brasil. As responsabilidades por esse genocídio hão de ser apuradas e não devem ficar impunes. O que nos cabe, no momento, é prestar solidariedade aos familiares de quase 700 mil vítimas”, disse o presidente.

Ainda, Lula falou que o Brasil tem que voltar a ser soberano. "Com soberania e responsabilidade seremos respeitados para compartilhar essa grandeza com a humanidade solidariamente, jamais com subordinação", falou.

O presidente finalizou o discurso falando sobre qual vai ser a sua missão mais importante. "Será honrar a confiança recebida às esperanças de um povo sofrido, que jamais perdeu a fé no futuro nem em sua capacidade de superar desafios. Com a força do povo e a benção de Deus, haveremos de reconstituir esse país", finalizou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito