Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Impeachment: Vampiro não poderá ser relator no tribunal misto

Deputado já exerceu a função na comissão especial na Alesc. Quatro parlamentares e cinco desembargadores vão ao sorteio nesta sexta
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 24/09/2020 - 10:43 Atualizado em 24/09/2020 - 10:51
Foto: Daniel Conzi / Agência AL
Foto: Daniel Conzi / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado criciumense Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi um dos três mais votados, no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), para integrar o tribunal misto que julgará o impeachment do governador Carlos Moisés (PSL) e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). Com Maurício Eskudlark (PL) e Sargento Lima (PSL), Vampiro teve 30 votos. Também foram designados para representar a Alesc no tribunal os deputados Kennedy Nunes (PSD, com 29 votos) e Laércio Schuster (PSB, com 25 votos).

Pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), estarão cinco desembargadores sorteados: Cláudia Lambert, Sérgio Rizello, Rubens Schultz, Carlos Alberto Sivinski e Luiz Felipe Schuch.

Em entrevista à Rádio Som Maior, o advogado de Carlos Moisés, Marcos Probst, reforçou o questionamento que foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do ritual na Alesc. "Questionamos o critério de definição dos cinco deputados pela Alesc para o tribunal especial. O que vimos ontem, e era previsto pelo critério adotado pela mesa da Alesc, foi um predomínio completo do grupo de deputados que se manifesta contrário ao governo, não dando oportunidade às minorias", reclamou.

Confira também:

Advogado de Moisés acredita em fim do impeachment no tribunal misto

Em seguida, veio a resposta. O deputado Vampiro defendeu, falando à Som Maior, a postura democrática da escolha. "As eleições são totalmente democráticas e expressam o sentimento do plenário da Casa legislativa que tem se postado com muita democracia em relação à participação ou não de membros de oposição ou situação. Votação faz parte do processo político e a maioria tem a condição de ser escolhido. Isso foi feito ontem com uma eleição democrática e aberta, podendo qualquer dos 40 parlamentares ser participante do processo", argumentou.

Vampiro não será relator

O emedebista revelou, ainda, que não poderá ser o relator do processo no tribunal misto, pois já exerceu essa função na comissão na Alesc. "Nós tivemos, obviamente, a responsabilidade de sermos indicados por termos sido relator na comissão especial, com a unanimidade da bancada do MDB. Ontem eu serei o único que não posso ir a sorteio da relatoria, por já ter participado na comissão especial como relator".

O deputado lembrou, ainda, que o rumo do processo poderá ser diferente daquele tomado até agora, já que o relator pode ser um dos desembargadores. "Amanhã é mais um sorteio democrático, não será uma indicação do presidente do TJ, teremos tudo mais clareado e obviamente estamos com muita responsabilidade de trabalhar nesta linha que é totalmente diferente", frisou. Com Vampiro fora, há cinco desembargadores e quatro deputados aptos no sorteio da relatoria, que é um dos passos que serão cumpridos na primeira reunião do tribunal misto, marcado para as 10h desta sexta-feira, 25, na Alesc, sob a coordenação do presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler.

"O julgamento também é político, se fosse só técnico teria o julgamento apenas do Judiciário", observou Vampiro. "Estamos com muita responsabilidade mas cientes que estamos trabalhando com afinco e no caminho certo", salientou.

Sobre uma possível mudança de votos em relação ao que houve na Alesc, Vampiro explicou que "na verdade a primeira votação feita na comissão especial na Alesc foi sobre a admissibilidade. O relator pode ser um desembargador, e pode dar um outro olhar para o encaminhamento. Se fosse um relatório eminentemente político, mas não, esse tribunal pleno tem algumas questões diferenciadas". 

O cronograma será anunciado e definido nesta sexta. Há a expectativa que na primeira quinzena de outubro a sequência ou não do processo já esteja votada no tribunal misto, que definirá pelo afastamento ou não de Moisés e Daniela por 180 dias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito