Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Governo de SC quer lançar Refis 'mais ousado da história' em setembro (ÁUDIO)

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, explica o programa; ouça a entrevista
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 04/09/2023 - 08:55 Atualizado em 04/09/2023 - 09:04
Foto: Eduardo Valente/Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do Governo do Estado será 'o mais ousado da história de Santa Catarina'. A definição é do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. No Plenário desta segunda-feira (4), o chefe da pasta explicou detalhes do programa, que deve ser lançado em 15 dias em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Ouça no Plenário:

O Refis visa, principalmente, atender às demandas da classe empreendedora que enfrentou as consequências da pandemia de Covid-19. As empresas poderão pagar impostos com descontos e renegociar dívidas com o estado. "Chegamos às conclusões mais adequadas e construímos o modelo que pudesse ser o mais ousado da história de Santa Catarina. De tal sorte que os empreendedores e empresários pudessem se sentir atendidos com esse processo", comentou o secretário.

Conforme Siewert, apesar de descontos importantes, o governo também coloca algumas "travas". Uma delas é que esse deve ser o único Refis dessa gestão. "Aquele empreendedor que entrar no programa e eventualmente sair, ele volta a sua dívida original", complementou.

Repasses aos municípios

O Governo de SC já retomou os repasses de recursos aos municípios. Até a última sexta-feira (1º), o governo fez 113 Transferências Especiais Voluntárias (TEVs). A expectativa é concluir a primeira fase até o fim de setembro e repassar aproximadamente R$ 425 milhões, o que dá quase 600 TEVs.

"São R$ 85 milhões que chegaram a 68 municípios. É importante ter em mente que, desde o dia 9 de agosto quando foi sancionada a lei, nós fizemos ajustes no sistema, estamos fazendo treinamentos com todas as equipes e secretarias responsáveis e iniciamos os processos", acrescentou Siewert.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito