Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fumacense Alimentos: 50 anos consolidada no ramo alimentício

Empresa ampliou leque de alimentos e atende desde celíacos a pets
Por Guilherme Nuernberg Morro da Fumaça - SC, 19/05/2020 - 13:13 Atualizado em 19/05/2020 - 13:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A terça-feira, 19, é marcada pelo aniverário de fundação da Fumacense Alimentos. Fundada em 1970, a empresa completa 50 anos um dia antes do aniversário do município de Morro da Fumaça. Hoje a empresa conta com 210 colaboradores, 60 representantes e está presente em 15 estados do Brasil. 

A Arroz Fumacense virou Fumacense Alimentos, se consolidou como uma das grandes empresas do sul do Estado e hoje apresenta um leque variado de produtos: Kiarroz, Kifeijão, Campeiro, Vilarroz, além do RisoVita, linha de produtos sem glúten e lactose e o Arroz Boby destinado para cães.

Segundo Silvino Dagostin, sócio fundador da empresa, as palavras chave para formar uma empresa consolidada é trabalho, transparência e honestidade. "Na época eu tinha mercado pequeno e meu sócio, Zé [Henrique Mezzari], tinha um pequeno engenho de arroz. O seu Jorge Cechinel nos ofereceu um engenho que tinha para vender, mas quando a gente começou, jovens na época, não tinhamos muita grana. O Jorge nos deu dois anos para pagar, mas conseguimos pagar em um ano e começamos, devagarinho fomos tocando", lembrou Silvino. 

Após iniciar em 1970, em 1983 veio a mudança para a nova matriz, onde até hoje é sediada a empresa. Em 1993 a Fumacense abriu mais uma unidade. 

Jorge Henrique Mezzari é representante do seu pai José Henrique Mezzari, falecido há 14 anos. Zé Mezzari, como era conhecido, fundou a empresa ao lado de Silvino nos anos 70. "Com 4 ou 5 anos de idade eu já embarcava numa Kombi e ia entregar arroz com meu pai. Com 15 anos eu estudava de manhã e a tarde ia para Morro da Fumaça. Passei por todos os setores, desde o recebimento, secagem, eletronização, maceração. Com 18 anos ele tinha me prometido um carro. Ele me deu um carro, um bloco e disse: 'a partir de hoje tu vai fazer o teu salário'. Então eu sai vendendo arroz e fui o primeiro representante da Fumacense Alimentos", contou o Jorge.

A administração da empresa começou a ser profissionalizada em 2005, com a criação de um conselho gestor. "Na época foi tirado todos da família da parte operacional por vários motivos. O maior deles é foi para evitar conflitos entre as famílias", comentou Jorge Mezzari.  

Braço social

O envolvimento comunitário também faz parte da trajetória da Fumacense Alimentos. Ao longo dos 50 anos, a empresa é presente marcante em festas religiosas e comunitárias. Anualmente, o Bairro da Juventude recebe duas toneladas de arroz oriundos da empresa.

A Campanha SuperAção também faz o auxílio da empresa de Morro da Fumaça chegar ao Bairro da Juventude. Parte do valor das vendas dos produtos em quatro supermercados da região é revertido a instituição. A campanha abrange uma marca por mês, e conta com o apoio da Fumacense. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito