Um novo caso de encalhe de baleia-franca foi registrado no Sul de Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (27), uma baleia-franca-austral foi encontrada morta na faixa de areia da Praia Grande, nas proximidades do Farol de Santa Marta, em Laguna. A ocorrência foi informada pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O atendimento foi realizado pela equipe do Setor A do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP), coordenado pela Udesc. Os profissionais fizeram a primeira avaliação do animal e darão sequência aos procedimentos técnicos necessários. Segundo o laboratório, trata-se de um filhote com cerca de 4,5 metros de comprimento.
- Lobo-marinho é encontrado morto após ataque de cão em praia de SC
- Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul
- Visitantes do frio: lobos-marinhos descansam em praias de SC
Área foi isolada para a realização dos procedimentos técnicos
Durante os trabalhos, a área será isolada para garantir a segurança das equipes responsáveis pela ocorrência. O Laboratório de Zoologia orienta que moradores e visitantes respeitem a sinalização instalada no local, mantenham distância da carcaça e não realizem qualquer tipo de contato com o animal.
Conforme a equipe técnica, a realização de uma necropsia dependerá das condições em que a carcaça se encontra. Também poderão ser coletadas amostras biológicas para auxiliar na identificação da possível causa da morte. Novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão da análise técnica.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP) integra uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para as atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos desenvolvidas pela empresa TGS na Bacia de Pelotas.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!