Um lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis) foi encontrado morto pela equipe da Educamar durante ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP), no dia 26 de junho, na região de Morro dos Conventos, em Araranguá (SC).
De acordo com relatos de testemunhas, o animal teria sido atacado por um cão comunitário instantes antes e este é o segundo registro de lobo-marinho ferido por cães em um intervalo inferior a dois meses na região.
LEIA MAIS:
- Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de São Francisco do Sul
- Visitantes do frio: lobos-marinhos descansam em praias de SC
- Foca-leopardo rara é vista em praia de SC e mobiliza equipes ambientais
Equipe encontrou cão com sinais de sangue
A equipe composta pela técnica de monitoramento Fernanda Hoppen Hilberath e pelo monitor Rodnei Vitorino se deslocava para o monitoramento diário na Barra do Rio Araranguá quando avistou um cão comunitário com manchas de sangue na região da face e do peito.
Pouco depois, os profissionais localizaram o lobo-marinho já sem vida, com sinais de sangramento e pegadas de cachorro ao redor do corpo. Moradores da região confirmaram posteriormente que o cão teria sido responsável pelo ataque. O animal foi recolhido e encaminhado à base da Educamar para realização de necrópsia.
Animal era um macho jovem
Segundo a médica-veterinária da instituição, Joana Zomer, o lobo-marinho era um macho jovem, com 84,5 cm de comprimento e 11,3 kg. Ela também informou que o animal apresentava baixo escore corporal e estômago vazio, o que indica possível dificuldade de alimentação antes da morte.
“O animal apresentava grave lesão na musculatura do pescoço, fratura no crânio com comprometimento cerebral e fraturas nas escápulas, que são estruturas relacionadas às nadadeiras peitorais”, explicou.
Casos se repetem na região
Este não foi um caso isolado, em maio deste ano, outro lobo-marinho também foi atacado por cães em Morro dos Conventos e morreu em decorrência das lesões, mesmo após atendimento veterinário. Dias antes, outro animal já havia sido encontrado acuado por cães na mesma área.
A recorrência de ocorrências envolvendo cães soltos nas praias tem gerado preocupação entre os profissionais da Educamar. Durante a atual temporada de pinípedes, diversos animais precisaram ser translocados para evitar novos ataques.
Educamar prepara laudo técnico
Diante da repetição dos casos, a equipe da Educamar está elaborando um laudo técnico que será encaminhado à Prefeitura de Araranguá, apontando os impactos da presença de cães soltos nas áreas de praia.
Ao encontrar um lobo-marinho na praia, a orientação é acionar imediatamente o telefone 0800 642 5665 e manter distância do animal. Não é recomendado tocá-lo, alimentá-lo ou tentar devolvê-lo ao mar. Também é importante afastar cães e curiosos do local e respeitar o período de descanso do animal, evitando qualquer interferência no seu comportamento natural.
Sobre o projeto
A realização do PMP-BP é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para atividades de pesquisa e coleta de dados geológicos realizadas pela TGS na Bacia de Pelotas.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!