Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em paralisação, servidores públicos de Criciúma cobram nova proposta de reajuste salarial

Trabalhadores se reúnem em frente ao Paço Municipal nesta quinta-feira (11)

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 11/05/2023 - 09:00 Atualizado em 11/05/2023 - 11:42
Foto: Stefanie Machado/4oito
Foto: Stefanie Machado/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A manhã começou movimentada nesta quinta-feira (11) na frente do Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma. Isso porque, após optarem pela paralisação, os servidores públicos municipais protestam por uma nova proposta de reajuste salarial. A decisão pela greve ocorreu depois da realização de uma assembleia ainda na terça-feira (9). A proposta encaminhada pelo Poder Executivo ao Legislativo foi recusada pelos trabalhadores. 

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp), Jucélia Vargas, a perda inflacionária do salário chega a quase 15% e o reajuste proposto pelo governo corresponde a 4,36%. "Pedimos desculpas à população pelo transtorno e pela falta de serviços, mas essa culpa não é do servidor, é do prefeito Clésio Salvaro que não repassa a inflação aos servidores e servidoras, deixando uma perda, no menor salário, de R$ 200. Todo mundo sabe o que significa perder esse valor nos 12 meses do ano e mais o 13º", disse. 

Leia também:

Conforme a presidente, a categoria dos profissionais de magistério é uma das mais afetadas. Porém, todos os servidores ligados ao Siserp foram convocados. Os serviços essenciais seguem em atendimento. "Os servidores estão bem mobilizados e acreditamos que vários estarão aqui durante o dia. Esperamos ter novidades e mudança dessa proposta", afirmou. 

Imagens mostram a movimentação em frente à prefeitura de Criciúma por volta das 8h desta quinta-feira. Confira:

[O texto continua após o vídeo]

O contraponto do Município

Por outro lado, o governo não parece estar aberto a novas negociações. Conforme o secretário da Fazenda de Criciúma, Vagner Espíndola Rodrigues, a Administração Municipal, na presença também do secretário-geral, Arleu da Silveira, e da procuradoria-geral da prefeitura, se reuniu com o Siserp há algumas semanas. Assim, a proposta foi elaborada pelo Executivo "olhando para a realidade da nossa receita", garantiu Rodrigues.

O projeto foi protocolado na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (5). O secretário ainda afirmou que o governo respeita o direito dos servidores de quererem paralisar, porém, está seguro de sua proposta. "A etapa de negociação com o Sindicato, para o governo, está vencida", reforçou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito