Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia 8 de janeiro: Protesto ou tentativa de derrubar o Governo Federal? (ÁUDIO)

Júlia Zanatta (PL) e Pedro Uczai (PT) debateram sobre o assunto nesta segunda-feira (13)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 13/03/2023 - 09:31 Atualizado em 13/03/2023 - 10:15
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A invasão aos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro, segue repercutindo desde então. Protesto ou tentativa de derrubar o Governo Federal? Sobre esse assunto, os deputados federais catarinenses Júlia Zanatta (PL) e Pedro Uczai (PT) opinaram no Plenário desta segunda-feira (13), na Rádio Som Maior, com os jornalistas Adelor Lessa, Maga Stopassoli e Upiara Boschi

[o texto continua após o áudio]

Ouça o Plenário completo desta segunda-feira:

O que está em discussão é a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) na Câmara dos Deputados para investigar o 8 de janeiro. A base do atual Governo Federal é contra e, a oposição, a favor. 

"Por diversas razões [somos contra a CPMI]. A primeira, pelas evidências. Qualquer cidadão que acompanhou o que antecedeu e o 8 de janeiro, leu nas redes sociais que eles iriam ocupar os Três Poderes. Segundo, o que aconteceu naquela data, alguém tem alguma dúvida? Terceiro, se não tem-se dúvida do que foi de depredação para desestruturar as instituições democráticas e caminhar para um golpe porque não aceitaram o resultado das eleições. Isso está comprovado em milhares de mensagens em grupo. Quarto, as próprias imagens produzidas por quem se envolveu, são as provas. E último lugar, a Polícia Federal (PL), o Ministério Público e o Supremo Tribunal estão produzindo provas", afirma Pedro Uczai. 

 "Somos a favor da investigação para elucidação dos fatos. Os argumentos apresentados pelo colega deputado Pedro Uczai não fazem o menor sentido. Primeira palavra que saiu da boca dele é que ele defende a democracia. E aí, ele está dizendo que está tudo provado, praticamente, que não precisa de investigação. Ele julgou, condenou e fala em narrativa. Quem vive de narrativa é o PT. Nós vivemos de fatos. Por isso, nós queremos, sim, a CPMI, para investigar. Todo dia, a base do Governo Lula vai lá, pega o Plenário na Câmara, para falar do 8 de janeiro, porque eles se beneficiaram e não querem investigar", pontua Júlia Zanatta. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito