Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumenses participam da Feira Catarinense de Matemática

Criciúma está com representantes em duas categorias: Ensino Fundamental I e Fundamental II. Feira inicia nesta quarta
Por Redação Criciúma, SC, 21/10/2019 - 19:48
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos próximos dias, os alunos da rede municipal de ensino embarcam para a 35ª Feira Catarinense de Matemática, em Campos Novos. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Padre Ludovico Coccolo e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro estão representando Criciúma em dois projetos. A Feira inicia nesta quarta-feira, 23, e segue até sexta-feira, 25.

Orientados pela professora Joyciane Vidal Gonçalves, os alunos Lucas dos Santos da Rosa e Isabela Milack da Silva, do 5º ano da EMEF Jorge da Cunha Carneiro, realizaram o projeto ‘Tijolos matemáticos: construir para aprender’. Conforme a professora, o trabalho introduziu os conteúdos de Geometria Espacial. Os alunos utilizaram material reciclável, como caixas de leite e canos. “Os estudantes fizeram uma planta de uma casa, o objetivo foi que os alunos se aperfeiçoassem nos números, medidas, grandezas e geometria e outros assuntos. Eles tiveram contato com a Geometria Especial e a com construção de uma casa”, explica Joyciane. A professora Maria Emilia Francio também contribuiu com o projeto.

Escola Ludovico Coccolo

Com o trabalho ‘Importância de desenvolver os modelos matemáticos utilizando material manipulativo’, os alunos Luiz Otávio Zapelline e Maciel Eduardo Pinheiro de Oliveira do Fundamental II do EMEIEF Ludovico Coccolo desenvolveram o trabalho se baseando nos cubinhos de madeira.

Segundo a professora, Dulcelena Pereira da Silva Vitoriano, o projeto tinha como foco mostrar para os alunos que tudo tem um padrão. “Primeiro, os alunos utilizavam o material dourado e depois passavam isso para a malha quadriculada, que são os cadernos com os quadradinhos, assim eles conseguiam visualizar a raiz quadrada, potência e múltiplos divisores no material concreto e depois na malha quadriculada”, explica a professora.

A Feira está dividida em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. “É muito gratificante ver os nossos alunos participando de eventos estaduais e representando o nosso município. Tenho certeza que os nossos alunos irão fazer bonito. Esta conquista só mostra como estamos nos dedicando no meio da Matemática e essa dedicação está trazendo muitos frutos e triunfos para a Educação criciumense”, ressalta a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca.

Feira Regional 

Os trabalhos foram apresentados pela primeira vez na 7ª Feira Regional de Matemática da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Ao todo, foram 60 iniciativas que participaram da feira, porém cinco trabalhos foram selecionados, um projeto por categoria. Criciúma foi escolhida para representar em duas categorias: Fundamental I, pela Jorge da Cunha Carneiro, e Fundamental II, pela Ludovicco Coccolo. A ação ocorreu em Içara, no mês de agosto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito