Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma recebe etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica  

Colégio Satc irá sediar competição com equipes formadas por estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio 
Por Redação Criciúma, SC, 17/08/2022 - 21:27
Foto: Divulgação/ Satc
Foto: Divulgação/ Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma receberá pela segunda vez uma etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Dessa vez, a 15ª edição terá o Colégio Satc como sede da competição, que contará com a participação de 120 integrantes de equipes formadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de todo o estado. A fase que ocorrerá no dia 27 de agosto, faz parte da modalidade prática da Olimpíada, onde os participantes devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. 

Trabalhando com diferentes categorias educacionais, a etapa estadual da Olimpíada contará com o nível 1, que contempla os estudantes do 1º ao 8º ano e o nível 2 que abrange alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio.  

O Colégio Satc irá competir com 20 alunos nos dois níveis da disputa. "Para a nossa instituição estar recebendo este evento é a concretização do trabalho que estamos realizando ao longo dos anos. Aliando com o ensino, os diferentes aprendizados da robótica como tecnologia, cultura maker, programação, trabalho em equipe e criatividade", destaca a organizadora do evento e coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli.  

A competição tem como foco principal, avaliar as habilidades dos alunos por meio de um robô autônomo seguidor de linha. No qual, tem a missão de resgatar vítimas de um desastre e transportá-las para uma região segura. "As equipes precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs, usando kits de robótica, microcontroladores, placas e componentes eletrônicos. Toda a montagem, programação, desenvolvimento e ajustes dever ser realizados pelos estudantes, estimulando o senso crítico e raciocínio lógico. Visto que, os competidores não sabem de fato qual será o salvamento, nem como serão as pistas de competição", explica Andreia. 

Ao todo, 17 equipes participarão da etapa estadual em Criciúma, onde apenas a primeira colocada irá representar o estado de Santa Catarina na OBR Nacional, que será realizado de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). 

O evento no Colégio Satc ocorre no dia 27 de agosto, das 8h às 17h30, com entrada de acesso pelo estacionamento dois da instituição, pela Rodovia Governador Jorge Lacerda. A entrada é gratuita à comunidade. "Estamos preparando um evento especial para os alunos, competidores e professores que estarão mostrando todo o seu desempenho no desenvolvimento dos robôs. Nosso Colégio sempre busca apoiar iniciativas que incentivam os estudantes a colocarem suas habilidades em prática e trocarem conhecimento com os outros alunos", frisa a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito