Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Copa do Brasil: Um jogo de R$ 1,3 milhão para o Tigre

Criciúma encara o Nova Iguaçu com torcida no estádio, fato que será usado por Cláudio Tencati na preleção
Por Denis Luciano Nova Iguaçu, RJ, 24/02/2022 - 08:55 Atualizado em 24/02/2022 - 09:07
Tencati no papo com os jogadores no Rio / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC
Tencati no papo com os jogadores no Rio / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Exatos 1.284 quilômetros separam o Heriberto Hülse do estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu, região metropolitana da capital do Rio de Janeiro. E é lá que, a partir das 15h30min desta quinta-feira, 24, o Criciúma faz um jogo de R$ 1.370.000. É o prêmio em jogo caso o Tigre consiga despachar o Nova Iguaçu, na partida da primeira fase da Copa do Brasil que marca a estreia tricolor na temporada. Não tivesse havido o rebaixamento no Campeonato Catarinense da temporada passada e o tricolor já teria ao menos nove partidas de rodagem na temporada. Mas não é o caso.

"A gente sempre quer trazer coisas positivas", apontou o técnico Cláudio Tencati depois do treino apronto da tarde desta quarta-feira, 23, no estádio das Laranjeiras, no Rio. E a partida terá presença de torcida tricolor em Nova Iguaçu. São três ônibus com 129 torcedores que partiram de Criciúma no começo da tarde desta quarta. Essa força que virá da arquibancada será usada na preleção no Jânio Moraes.

Leia também - Paixão pelo Tigre, combustível para 16 horas de viagem

"Se o torcedor é um aspecto positivo, e é, com certeza será falado. Os atletas, claro, já sabem que teremos torcida no estádio, que houve esse esforço da direção. Nós não dissemos ainda mas vamos falar na preleção, até para motivá-los para mostrar o nosso clube, os nossos torcedores conosco, para aumentar a energia positiva", pontuou. "Isso faz com que o atleta esteja abraçado pela torcida. Quando o nosso jogador observar o nosso torcedor na arquibancada é uma motivação a mais", avaliou.

Cabe lembrar que a Copa do Brasil representou um grande diferencial financeiro para o Criciúma em 2021. Depois de passar por Marília, Ponte Preta e América (MG), o Tigre chegou na quarta fase sendo eliminado pelo Fluminense. Nesta edição, se passar pelo Nova Iguaçu pega Sousa da Paraíba ou Goiás na segunda fase.

Leia também - O Criciúma na expectativa da estreia na Copa do Brasil

Vai ser um jogo difícil

O Nova Iguaçu conquistou a primeira vitória no Campeonato Carioca no último domingo, 20, fazendo 1 a 0 no Bangu no mesmo estádio Jânio Moraes onde nesta quinta recebe o Criciúma. Com isso, chegou a 5 pontos e seria o lanterna, mas foi salvo da última posição pela perda de 7 pontos sofrida pelo Boavista por escalação irregular de jogador. Com isso, o Boavista é o último com 2 pontos.

Mesmo com a fraca campanha do Nova Iguaçu em 8 rodadas no Estadual, Tencati prevê dificuldades. "Extremamente difícil por vários contextos. O adversário não vem bem no Campeonato Carioca e, ao mesmo tempo, é um time que jogou bem contra os grandes. Ah, tomou 5 do Flamengo, mas deu uma resposta positiva contra Vasco, Fluminense, Botafogo. Contra os menores sempre empatou e venceu na última rodada. É um time que vem se organizando, é um time forte no ataque e que vai nos criar dificuldades na parte defensiva", observou.

Alguns fatores deverão pesar. Um deles, o calor do Rio. "Temos a nossa estratégia e esperamos surpreender. Tem o contexto, local, calor, para nós sendo o primeiro jogo e decisivo. Mas a gente vai buscar, superar e alcançar o objetivo", opinou. "As dificuldades são muito por conta daquele detalhe, qual é o medidor da equipe? Foram dois jogos-treinos e duas extremidades. É jogar um jogo decisivo, jogo de eliminação, é mais essa questão emocional, os momentos do jogo nos levarão a esses extremos. Equipes sofrendo no final, já vimos isso na Copa do Brasil, serão jogos muito fortes no início", emendou.

Leia também - Quem nunca teve uma diarreia, né Guilherme Azevedo?!

O treinador tem demonstrado preocupação com o aspecto emocional da equipe em função de se tratar da estreia em 2022. "Calor? Vai ser para os dois. Gramado? A gente tem que se adaptar. Muito mais o contexto emocional de uma partida decisiva sem o Criciúma ter jogado uma partida oficial", enfatizou. Mas Tencati assegura que o time está bem preparado. "A gente entende que na parte tática, na parte física estamos estruturados, mas sem o ritmo de jogo, tem o contexto emocional pois o jogo exige o máximo do atleta. Vamos ser exigidos ao máximo, e quando entra o contexto emocional, envolve arbitragem lances difíceis, momentos que estaremos fortes, momento que o adversário possa nos encurralar. Como vai se comportar a equipe? Será resiliente? Vai suportar? E tirar o contexto calor pode interferir? Sim, na hidratação", relatou. O técnico chegou a dizer que, caso a arbitragem não conceda o período de hidratação no meio do primeiro e do segundo tempo, o Criciúma vai solicitar.

A missão é classificar

Vencendo ou empatando, o Criciúma precisa eliminar o Nova Iguaçu. É o claro objetivo carregado por Cláudio Tencati para os jogadores. "Vamos focar no jogo. Temos que vencer, passar, superar o Nova Iguaçu, ao menos com o empate para a gente avançar, que é a nossa missão", afirmou. 

Sobre o esquema tático, o técnico preparou uma variação. "Nosso esquema varia de um 4-4-2 para um 4-2-3-1. Temos variações que implementamos, a equipe se adaptou bem, com a chegada do Marcelo Hermes que se adaptou bem, com boa leitura tática. Nossa equipe está pronta nesse contexto. Podem ocorrer desequilíbrios, claro, a equipe terá momentos muito bons, momentos em que vai cair um pouco, e se concentrar para fazer o simples e eficiente", referiu.

Ouça a entrevista de Cláudio Tencati no podcast:

Ficha técnica

Jogo - Nova Iguaçu x Criciúma
Local - Estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu (RJ)
Quando - Nesta quinta-feira, 24, às 15h30min
Arbitragem - Dyorgines de Andrade, com Fabiano Ramires e Vanderson Zanotti (trio do ES)
Nova Iguaçu - Luis Henrique; Léo, Gabriel Pinheiro, Gilberto e Rafinha; Vinícius Matheus, Dieguinho e Rodrigo Andrade; Andrey, Gabriel Luiz e Samuel Granada.
Criciúma - Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wellington Tim e Marcelo Hermes; Romulo, Arilson e Renan Bressan; Rafael Bilu, Felipe Matheus e Tiago Marques.
No ar - Rádio Som Maior e Minuto a Minuto do 4oito a partir das 14h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito